O que é a medula?
A medula óssea é um tecido esponjoso que preenche o interior de vários ossos, é indispensável para a vida pois lá se fabricam as células sanguíneas e muitos elementos do sistema imunitário. Nela existem células progenitoras, células com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico, as células progenitoras/estaminais (stem cells).
Muitas doenças são o resultado de uma produção insuficiente, excessiva ou anómala de células sanguíneas por parte de medula óssea. Para muitos destes doentes o transplante de medula á a única esperança de vida.
O que é um transplante de medula?
Em Portugal são diagnosticados mais de 1.000 novos casos de leucemia por ano. Muitos destes doentes têm a possibilidade de salvar a vida por meio de um transplante de medula.
Ao contrário do que habitualmente se pensa, o transplante de medula óssea é um processo que não precisa de cirurgia, consiste numa infusão, semelhante a uma transfusão de sangue, de células progenitoras de sangue periférico extraídas por punção óssea ou do sangue periférico.
Os transplantes podem ser:
- Autólogo, quando são usadas células do próprio, dador e receptor são o mesmo.
- Alogénico, são utilizadas células de familiares próximos, geralmente irmã ou irmão. Quando não existem, ou não são compatíveis, é necessário procurar um dador.
Apenas 25% dos doentes tem um dador familiar compatível, daí a necessidade de existir um banco de dadores.
Os transplantes têm riscos, podem surgir complicações, mas para alguns doentes é a única possibilidade de obterem uma remissão da doença.
O que é dar medula?
A obtenção de células progenitoras pode ser feita por meio de um punção óssea, doação de medula, ou por meio de uma técnica de aférese, doação de células progenitoras de sangue periférico.
A doação de medula é realizada mediante a extracção com uma seringa de uma pequena quantidade de sangue da medula óssea, esta punção é realizada sobre efeito de anestesia geral ou epidural em bloco operatório.
A doação de células progenitoras de células do sangue periférico (stem cells) é realizada por uma técnica de Aférese, que consiste uma colheita selectiva das células progenitoras por meio de um separador celular, sendo em simultâneo devolvido ao indivíduo os elementos não necessários. Não é necessária anestesia e pode durar cerca de 3-4 horas, em que a pessoa fica deitada, podendo dormir, ver televisão, …
O procedimento poderá ter que ser efectuado mais do que uma vez para obter o numero de células necessárias.
Todo o procedimento é supervisionando por uma equipa atenta e treinada.
Depois a colheita é processada para ser administrada a fresco ou é criopreservada para o futuro transplante.
Como posso ser dador?
Se é uma pessoa saudável, tem entre 18 e 45 anos, tem um peso mínimo de 50 kg, não recebeu uma transfusão de sangue desde 1980 e pretende ser dador de medula deverá preencher o formulário disponível nos locais de recolha móvel ou nos locais de recolha permanente entre os quais se incluem o nosso serviço, os 3 Centros do IPST e os 3 Centros de Histocompatibilidade, se fizer entrega do formulário em um destes locais, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue que posteriormente é analisada.
Se não poder deslocar-se a um dos locais de recolha, pode enviar o questionário devidamente preenchido por correio para o CEDACE – Centro de Histocompatibilidade do Sul. Neste caso, será posteriormente contactado pelo CEDACE para combinar o local e a data da recolha da amostra de sangue.
Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial: BMDW, Bone Marrow Donors Worldwide.
Em qualquer momento poderá ser contactado pelo CEDACE para testes adicionais, caso seja compatível com algum doente que necessite de transplante, em Portugal ou no estrangeiro.
Encontrar um dador compatível é uma tarefa muito difícil, visto sermos geneticamente muito diferentes.
Para mais informação e descarregar o questionário visite:
Associação Portuguesa Contra a Leucemia www.apcl.pt
Centro de Histocompatibilidade do Sul www.chsul.pt
Centro de Histocompatibilidade do Centro www.histocentro.min-saude.pt
Centro de Histocompatibilidade do Norte http://www.chnorte.min-saude.pt