Diretor: Prof. Dr. Lucindo Ormonde
Coordenadora: Dra. Teresa Fontinhas
Enfermeira Chefe: Enfª. Amélia Matos
Horário de Atendimento: das 8:00 às 16:00 de 2ª.f a 6ª.f
A Unidade Multidisciplinar de Dor (UMD) do CHLN fica localizada no Hospital de Santa Maria, Lisboa, no piso 1, sector B do Centro de ambulatório, junto ao elevador 12.
Melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos doentes com dor crónica. Intervir de forma ativa no tratamento do doente com dor crónica, através da abordagem multidisciplinar e interdisciplinar num modelo de avaliação global, visando o alívio ou controlo da dor e a promoção do auto-cuidado, autonomia e qualidade de vida através de:
Doentes com dor crónica do CHLN, internados ou em ambulatório, referenciados pelos Centros de Saúde ou outras instituições de saúde da área de intervenção do CHLN, já submetidos a investigação clínica e com tratamento ineficaz.
Consulta externa, técnicas de intervenção terapêuticas, consulta em internamento, formação, investigação, acompanhamento telefónico.
Unidade de Dor corresponde à expressão genérica utilizada para descrever qualquer estrutura organizada com a finalidade de tratar a dor, independentemente dos profissionais de saúde envolvidos ou do tipo de doente, inserido num programa de controlo de dor (IASP, 1990).
O Plano Nacional de Controlo da Dor – (PNCD, 2008) classifica as Unidades de Dor Crónica de acordo com o seu nível de organização como: 1. Consulta de Dor Crónica; 2. Unidade de Terapêutica da Dor; 3. Unidade Multidisciplinar de Dor e 4. Centro Multidisciplinar de Dor.
Dor Crónica é habitualmente definida como uma dor persistente ou recorrente, de duração igual ou superior a 3 meses e/ou que persiste para além da cura da lesão que lhe deu origem (PNCD, 2008).
1980 – Proposta da criação de uma Unidade de alívio da dor persistente, dirigida à Direção do Serviço de Anestesiologia do HSM pelo Dr. João Santos Pereira. Início da atividade da Consulta de Dor no HSM (piso 5 do Serviço de Anestesiologia).
1981 – Aprovação da inclusão de Terapêutica da dor no Hospital de dia polivalente do HSM por despacho ministerial.
1984 – Aprovação do plano diretor do HSM com a inclusão de Terapêutica de dor. Reconhecimento a nível hospitalar da necessidade de organização de uma unidade para o alívio da dor persistente. Aprovação de instalações adequadas.
2008 – UMD inaugurada em janeiro para substituição da Consulta de Dor Crónica, iniciando a sua atividade em 3 de março de 2008.
Médicos
Médicos Colaboradores
Enfermeiros
Psiquiatras
Psicóloga
Assistente Social
Dietista
Assistentes Operacionais
Serviço Neurocirurgia
Serviço de Ortopedia
Serviço de Reumatologia
Serviço de Estomatologia
Serviço de Ginecologia
A referenciação do doente à Unidade Multidisciplinar de Dor (UMD) deve ser realizada pelo médico assistente e implica o preenchimento de formulário de referenciação, onde deve constar informação esclarecedora da situação clínica do doente (diagnóstico, história da doença, exames complementares de diagnóstico, medidas adotadas e terapêutica atual).
O formulário está disponível na Intra e Internet, neste local ou em Colaboradores → Formulários a imprimir → Unidade Multidisciplinar de Dor.
Pode ser enviado por e-mail (umdor@chln.min-saude.pt) ou em papel entregue no secretariado. A consulta será agendada após triagem.
A UMD colabora com várias entidades como campo de estágio na formação pré e pós-graduada.
Formação pré-graduada: Alunos de Medicina, Internato do Ano Comum, (incluindo Erasmus), Enfermagem, Psicologia e Farmácia.
Formação pós-graduada: Internato complementar de Anestesiologia e outras especialidades médicas (Medicina Geral e Familar, Estomatologia, Medicina Física e de Reabilitação, etc.), Especialidades de Enfermagem, apoio a Mestrado de Ciências da Dor.
A UMD colabora em ensaios clínicos e em vários projetos individuais de investigação.