App my Santa Maria
O Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, em colaboração com o Centro de Formação do CHULN, realizou na última semana a 10ª edição do curso de Transporte Neonatal e Pediátrico. Uma formação que atraiu médicos e enfermeiros de todo o país – continente e ilhas -, que rapidamente esgotaram as 24 vagas do curso.
Os participantes na formação do CHULN adquirem competências de estabilização e transporte de recém-nascidos e crianças gravemente doentes, comunicação e trabalho em equipa, através de discussão de casos clínicos e cenários de simulação de alta fidelidade.
“Os nossos cursos arrancaram em 2014, na altura ainda com o apoio de profissionais de Barcelona, que nos serviram de referência nesta área, e têm sempre uma grande procura”, destaca Francisco Abecasis, intensivista pediátrico do CHULN e coordenador do Transporte Interhospitalar Pediátrico da região Sul (TIP), que dirige esta formação. O médico espanhol Pedro Dominguez é o diretor honorário do curso e a enfermeira Rita Flor, da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHULN, é a sua coordenadora.
Em mais de uma década de atividade, o programa de Transporte Interhospitalar Pediátrico do Sul, sediado no CHULN e no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central desde 2012, já realizou mais de sete mil transportes, numa média de 700 por ano.
Recém-nascidos prematuros, pequenos lactentes, crianças com dificuldade respiratória e todos os recém-nascidos e crianças que precisam de ser transferidos para uma unidade de cuidados intensivos representam a maioria dos casos transportados pelo TIP.