História

Em 1955, iniciam-se atividades clínicas de Psiquiatria no Hospital de Santa Maria sob a direção do Prof. Henriques Barahona Fernandes. Durante 2 anos, uma equipa trabalha na Consulta Externa e dá apoio aos restantes serviços do Hospital.

Em 1957, abre o Hospital de Dia (atual Hospital de Dia Programa A). No início dos anos 60, é criado o Laboratório de Psicologia, pioneiro na aplicação das técnicas de avaliação psicológica aos doentes psiquiátricos.

No final dos anos 60, abre um regime de plena hospitalização para tratamento de casos psiquiátricos agudos, inicialmente apenas num piso (Piso 3) e, 4 anos depois, alargando-se para o piso de cima (Piso 4). Trabalham nestes 2 pisos 4 equipas multidisciplinares, sob a responsabilidade de um assistente hospitalar graduado.

O Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental é o primeiro serviço de Psiquiatria do país inserido num hospital geral. Esta introdução da Psiquiatria nos hospitais gerais e na práxis da Clínica Geral veio ultrapassar o fosso que separava a Psiquiatria da Medicina.

Neste Serviço coexistem diversas correntes ou modelos terapêuticos num pluralismo convergente.

Em 2004, é criado o Departamento de Neurociências no qual está integrado o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental.