O novo presidente do Colégio de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos visitou o Hospital de Santa Maria nesta quarta-feira, onde analisou alguns dos principais desafios da especialidade com o presidente do Conselho de Administração, com o Diretor Clínico para a Área Hospitalar e com o Diretor do Serviço de Patologia Clínica da ULS Santa Maria. Esta foi mesmo a primeira de uma ronda de visitas que João Mariano Pêgo irá efetuar aos principais hospitais portugueses, justificada pela importância de Santa Maria no sistema de saúde.

“A ULSSM tem a felicidade de ter um dos mais reconhecidos profissionais desta área a liderar a Patologia Clínica, o Prof. José Melo Cristino, e um serviço de excelência. Podem contar com o Colégio para ser um parceiro para dinamizar a especialidade”, enfatizou João Mariano Rego.
O presidente do Colégio de Patologia Clínica deixou mesmo uma proposta para valorização destes profissionais, através da contabilização de consultas não presenciais, trabalho que “neste momento é invisível”.
“Estamos a falar, por exemplo, de novas análises que o patologista clínico desenvolve depois do pedido inicial, que fazem sentido no seguimento dos resultados obtidos, e que são decisivas para o diagnóstico do doente. Essa atividade deve ser contabilizada como uma consulta não presencial de Patologia Clínica, valorizando o profissional e contando para os dados de atividade do hospital”.
Da parte da ULSSM, Carlos das Neves Martins reforçou a abertura de Santa Maria para estudar a implementação de um projeto piloto nesta área e de modelos inovadores em toda a ULS, o principal eixo estratégico da Unidade.
“A inovação existe em toda a ULS, que é uma ferramenta de gestão assente em 4 pilares, cuja cultura e história respeitamos de igual forma: o Hospital de Santa Maria, o Hospital Pulido Valente, os Cuidados de Saúde Primários e o Centro de Diagnóstico Pneumológico Ribeiro Sanches”, concluiu o Presidente do Conselho de Administração da ULSSM.