O Serviço de Oncologia do CHLN caracteriza-se por uma prestação assistencial intensa e de qualidade a doentes oncológicos numa rede integrada de cuidados e de actividades multidisciplinares. O Serviço de Oncologia tem também uma participação muito activa e reconhecida na formação de especialistas em oncologia médica e no desenvolvimento de investigação clínica e biomédica na área do cancro.
A actividade clínica do Serviço reparte-se em diversas vertentes.
Dominantemente no Piso 3:
Também na assistência a Doentes Internados nos diferentes Serviços do Centro Hospitalar Lisboa Norte, nomeadamente pelo apoio a doentes internados por complicação da doença oncológica ou decorrente dos tratamentos. O Serviço de Oncologia tem também uma participação constante e activa nas reuniões multidisciplinares para decisão de terapêutica.
No Serviço de Oncologia, existe uma grande motivação para a realização de investigação clínica e biomédica. Nomeadamente, e nos últimos anos, o Serviço de Oncologia teve um aumento significativo na activação de ensaios clínicos de intervenção nas mais variadas patologias oncológicas. O Serviço lidera também uma unidade de investigação de translação no IMM associada ao Serviço de Oncologia e que constitui um espaço de interação entre a investigação clínica e a investigação básica. Estes factos caracterizam o Serviço como uma unidade funcional vocacionada para a inovação e constitui um dos mais fortes pontos de atracção para jovens médicos escolherem este Serviço para a sua formação.
No âmbito do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) o Serviço de Oncologia tem a responsabilidade de formação pré-graduada e pós – graduada na Faculdade de Medicina e aceita regularmente alunos de outras Universidades para estágios.