O Serviço de Obstetrícia exerce uma atividade assistencial no âmbito da especialidade, com particular diferenciação nas áreas da doença materna pré-existente, aborto e gravidez não evolutiva, diagnóstico pré-natal, medicina fetal, versão cefálica externa, acretismo placentário, indução do trabalho de parto, ecografia intraparto e monitorização fetal intraparto. No que respeita às doenças maternas pré-existentes e ao diagnóstico pré-natal, o Serviço presta apoio às regiões Sul e Oeste do país.
Responsável: Dra. Cláudia Araújo
Enfermeira-Chefe: Enf.ª Cláudia Milhinhos
Consulta de Obstetrícia – 217805177 ou ce.obstetricia@chln.min-saude.pt
Consulte aqui o nosso folheto informativo: Guia de Acolhimento Consultas de Obstetrícia
Assegura a vigilância de gestações de baixo risco de funcionárias do hospital e de grávidas referenciadas pelos cuidados de saúde primários, na fase final da gravidez.
Assegura a vigilância de gestações com doença materna pré-existente, doença específica da gravidez e risco aumentado de doença fetal. Esta consulta é multidisciplinar, tendo o apoio de especialistas de outros Serviços do hospital – Endocrinologia, Genética, Reumatologia, Imunoalergologia, Infeciologia, Nefrologia e Cardiologia Pediátrica.
Responsável: Dr. Rui Carvalho
Enfermeira-Chefe: Enf.ª Cláudia Milhinhos
Consulta de IGOM – 217805177 ou ce.obstetricia@chln.min-saude.pt
Assegura os cuidados assistenciais a mulheres que pretendem interromper voluntariamente a gravidez.
Consulte aqui o nosso folheto informativo:
Responsável: Prof. José Carlos Ferreira
Enfermeira-Chefe: Enf.ª Fátima Horta
Ecografia e Diagnóstico Pré-natal – 217805186 ou ecografia.og@chln.min-saude.pt
Assegura a realização de ecografias da gravidez e de técnicas de diagnóstico pré-natal.
Consulte aqui o nosso folheto informativo específico deste setor:
Responsável: Dra. Mónica Centeno
Enfermeira-Chefe: Enf.ª Cláudia Milhinhos
Internamento de Medicina Materno-Fetal – 217805183
Assegura os cuidados assistenciais às grávidas que necessitam de internamento hospitalar, maturações cervicais e observação de curta duração
Consulte aqui o nosso folheto informativo específico deste setor:
Responsável: Dra.Andreia Fonseca
Enfermeira-Chefe: Enf.ª Fátima Horta
Internamento do Puerpério – 217805089
Assegura os cuidados assistenciais às puérperas e aos recém-nascidos nos primeiros dias após o parto.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte é um Hospital Amigo dos Bebés, uma certificação da UNICEF em colaboração com a Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés.
Consulte aqui o nosso folheto informativo específico deste setor:
Responsável: Prof.ª Doutora Susana Santo
Enfermeira-Chefe: Enf.ª Aida Rufino
Linha de Apoio Urgência Obstetrícia – 962588835
Assegura um atendimento permanente, todos os dias do ano, a situações obstétricas e ginecológicas urgentes. Para recorrer à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, deve virar à direita logo após passar a entrada principal do hospital e depois seguir a sinalização existente na rua. Se vier de carro, existe um parque de estacionamento ao lado da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, onde o estacionamento é gratuito durante o tempo que durar a observação na urgência (necessita de validar o cartão à saída no posto administrativo).
Se tiver uma queixa não urgente, deve ir ao seu Centro de Saúde, ou ao médico que vigia a gravidez, para marcar uma consulta no próprio dia ou no dia útil seguinte.
Caso se desloque à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia com uma queixa não-urgente, não será tratada no hospital, mas sim reencaminhada para uma consulta no seu Centro de Saúde.
Se pretende informação sobre o que são queixas obstétricas e ginecológicas urgentes e não-urgentes consulte o nosso folheto informativo abaixo:
Bloco de Partos – 217805028
Assegura a assistência permanente, todos os dias do ano, a situações de trabalho de parto, indução de trabalho de parto e cirurgias obstétricas programadas e urgentes. No Bloco de Partos temos como principal missão proporcionar uma experiência o mais segura e positiva possível no trabalho de parto e parto, um momento tão marcante na vida das pessoas. Nas salas de parto individuais possibilita-se o acompanhamento permanente da grávida durante a sua estadia neste setor, o qual se mantém também caso exista a necessidade de realizar uma cesariana no Bloco Operatório (exceto em situações emergentes ou sob anestesia geral).
No Bloco de Partos prestam-se cuidados de saúde personalizados, com a garantia de qualidade e independência de um hospital público universitário, baseados na evidência científica mais atual, centrados na escolha partilhada com as grávidas e no consentimento verdadeiramente informado, tendo como objetivo proporcionar uma experiência o mais positiva possível.
Consulte aqui o nosso folheto informativo específico deste setor: