App my Santa Maria
“Um centro hospitalar como o Lisboa Norte tem de ter uma Medicina Interna forte, essa é uma aposta clara”. A frase da presidente do CHULN resume o espírito da visita que o Conselho de Administração realizou na tarde desta quarta-feira, dia 15, aos serviços de Medicina (I e II) do Hospital de Santa Maria.
Visita onde o peso dos chamados ‘casos sociais’ nos internamentos foi tema transversal a todas as enfermarias. Tal como transversais foram os elogios ao papel dos internistas, especialistas capazes de terem uma abordagem integral dos doentes, e à diferenciação das equipas de enfermagem, que tiveram, por exemplo, um papel determinante na resposta aos doentes com Covid-19.
Da parte da diretora da Medicina I, a administração do CHULN ouviu planos para a criação de uma unidade de intermédios e projetos para atrair profissionais. “Porque temos de dar a volta ao clima de pessimismo”, reforçou Anabela Oliveira.
No final, Ana Paula Martins dirigiu-se diretamente aos médicos mais jovens e pediu-lhes propostas para o projeto de uma Medicina Interna reforçada no CHULN. Porque o reconhecimento de que são absolutamente imprescindíveis para o bom funcionamento do hospital já todos o têm.



