App my Santa Maria
O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) organiza o 4º Curso de Formação em Imunoalergologia para Enfermagem do CHULN. Trata-se de um curso dirigido a enfermeiros/as que desenvolvem atividade na área da Imunoalergologia no Hospital de Santa Maria (HSM) e Hospital Pulido Valente (HPV) ou noutros hospitais.
A interação entre as equipas médica e de enfermagem no acompanhamento do doente alérgico é fundamental na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de uma patologia que afeta cerca de 30% da população.
A especialidade de Imunoalergologia tem tido um desenvolvimento crescente nos últimos anos, com novas abordagens diagnósticas e novas opções terapêuticas disponíveis para o controlo das várias manifestações da doença imunoalérgica. Nos fenótipos graves da asma, polipose nasal, esofagite eosinofílica, eczema atópico e urticária crónica, a terapêutica com fármacos biológicos tem permitido o controlo da doença e uma melhoria da qualidade de vida dos doentes. Noutras patologias como as imunodeficiências primárias e o angioedema hereditário para além das terapêuticas endovenosas de substituição, têm sido introduzidos novos fármacos com novas vias de administração. Atualmente, à exceção da imunoterapia com alergénios (vacinas antialérgicas), a grande maioria das novas terapêuticas imunoalergológicas são de autoadministração subcutânea no domicílio pelo próprio doente ou cuidador e aqui o ensino e acompanhamento pela equipa de enfermagem é fundamental para o sucesso destes tratamentos e segurança do doente.
O objetivo desta formação é a atualização em enfermagem nas novas técnicas de diagnóstico e terapêutica em Imunoalergologia que organizámos em três módulos, no dia 19 de maio na Sala de Formação do HPV e nos dias 2 e 16 de junho no Anfiteatro Professor Cid dos Santos do HSM, das 14h às 15:30h. O Curso será realizado em forma híbrida, presencial ou via zoom, e no final será atribuído um diploma a todos os participantes.
O Primeiro módulo abordará os “Testes Cutâneos e as Provas de Provocação” nas várias áreas da imunoalergologia – alergia respiratória, alimentar, medicamentosa e cutânea. No segundo módulo, serão desenvolvidos aspetos práticos da “Terapêutica da Anafilaxia e Imunoterapia com Alergénios” e o terceiro módulo será dedicado à “Terapêutica com Agentes Biológicos e Outras Terapêuticas”.
Assim, convidamos todos os enfermeiros/as com atividade em Imunoalergologia a inscreverem-se no “4º curso de Formação em Imunoalergologia para Enfermagem do CHULN.
Consulte aqui o programa.