App my Santa Maria

Como em anos anteriores, o Serviço de Medicina Intensiva do CHULN irá promover, em Novembro de 2023 uma nova edição do “Curso Avançado de Medicina Intensiva”. Trata-se de um curso teórico-prático dirigido a internos de formação especifica de medicina intensiva, anestesia ou medicina interna e a outros médicos com contacto com doente crítico. Com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.
Ordem dos Médicos, Lisboa.
15 a 17 de Novembro de 2023.
Espera-se que no final do curso os formandos estejam capacitados a: a) reconhecer a patologia crítica mais frequente, nomeadamente choque; ARDS; lesão renal aguda, síndrome de disfunção multi-orgânica; disfunção neurológica aguda. b) aplicar estratégia terapêutica inicial para as síndromes mais relevantes em Medicina Intensiva c) aplicar conceitos de fisiopatologia na personalização do tratamento inerente às condições mais prevalentes em medicina intensiva; d) compreender o funcionamento do suporte vital utilizado no tratamento de doente critico e) discutir a relevância das complicações do internamento em UCI e do follow-up pós internamento em UCI.
Mistura palestras teóricas com componente prático baseado em vinhetas clínicas com recurso a simuladores, nomeadamente com simulação de circuito de circulação extracorporal, técnica de substituição renal, ventilação mecânica invasiva ou monitorização hemodinâmica.
O curso tem um custo de €240 (€220, para sócio da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos). Inclui a participação no curso, bibliografia e refeições nesses dias no restaurante Páteo Velho na Ordem dos Médicos.
O curso tem avaliação final, que será disponibilizado em formato on-line para realizar após a frequência do curso.
Em caso de dúvidas, por favor contacte cursoavancadomedicinaintensiva@gmail.com