App my Santa Maria
O Centro de Referência de Epilepsias Refratárias (CRER) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte recebeu uma pontuação global de 97% na avaliação da Rede Europeia de Referência (ERN, na sigla inglesa) para as Epilepsias Raras e Complexas – a EpiCARE. Os peritos internacionais que analisaram o trabalho da equipa multidisciplinar da ULSSM atribuíram nota máxima em 124 de 128 parâmetros avaliados pela União Europeia. Um resultado de excelência sublinhado no relatório final dos avaliadores, que destacam “a extraordinária organização e o grande profissionalismo da equipa” na concretização de objetivos acima da média no âmbito da ERN.
O CRER merece avaliações de destaque nas sete áreas analisadas, dos Cuidados Centrados no Doente – “é um serviço desenvolvido em torno dos cuidados centrados no doente”, destaca o relatório -; até à Qualidade e Segurança; a Investigação, Ensino e Formação – “tem um excelente programa de investigação, formação e ensino” -; Organização; ou a Competência e Experiência da equipa e os seus Recursos Humanos – “é uma equipa muito profissional, competente e experiente, empenhada em fornecer cuidados de qualidade aos seus doentes”. Resultados em itens como a “organização e profissionalismo” e na formação que devem servir de modelo para outros prestadores que integram a rede europeia, concluem os avaliadores.
O Centro de Referência de Epilepsias Refratárias da ULSSM candidatou-se à rede europeia de referência para as epilepsias em 2016, tornando-se assim membro fundador da ERN EpiCARE. Nos três anos seguintes, o centro realizou um número acumulado de 2755 consultas de epilepsia – uma média de mais de 900 consultas por ano -, entre as quais 670 foram primeiras consultas.
A atividade do CRER estende-se atualmente a diferentes Serviços da ULSSM, incluindo, entre outros, o Serviço de Neurologia, Neurocirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Imagiologia Neurológica e tendo o seu motor no Laboratório de EEG/Sono-Unidade de Monitorização Neurofisiológica. Este Centro de Referência da ULSSM segue doentes com Epilepsia (adultos e em idade pediátrica) com e sem indicação para cirurgia, alguns deles com causas raras e complexas desta doente. No último ano, realizou mais de 1700 consultas de Epilepsia e Epilepsia Refratária, discutiu em reuniões multidisciplinares 105 casos e realizou 23 cirurgias da epilepsia, ultrapassando o valor internacionalmente recomendado para um centro médico-cirúrgico de Epilepsia.
Os profissionais que constituem o CRER assinam ainda dezenas de artigos científicos, estão incluídos em vários estudos observacionais nacionais e internacionais, onde frequentemente são investigadores principais, e participam em ensaios clínicos, e ações de formação a nível nacional e internacional, muitas dos quais por eles organizados. São também responsáveis pela formação pós-graduada de Internos de Formação Especifica de diferentes especialidades na área da Epilepsia, Neurofisiologia e Cirurgia da Epilepsia e de diferentes especialistas durante os Ciclos de Estudos Especiais de Neurofisiologia e Neuropediatria.