App my Santa Maria
O Centro Materno Infantil do Hospital de Santa Maria teve esta segunda-feira, dia 10 de outubro, a visita do Ministro da Saúde. Manuel Pizarro percorreu alguns dos pisos onde estão a decorrer as obras de requalificação da Maternidade.
O Ministro reconhece que o encerramento da maternidade, mesmo temporário, causou insatisfação nos profissionais, uma “insatisfação que respeita e entende”.
Não deixou, no entanto, de sublinhar a inevitabilidade das obras num centro materno que “estava praticamente obsoleto” em contraponto às necessidades atuais da saúde materna e infantil com exigências técnicas e científicas muito diferentes das de há 30 anos.
A nova Maternidade deverá ser inaugurada no final do primeiro semestre de 2024. Vai adotar o nome de Professor Doutor Luís Mendes Graça, um dos últimos diretores do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e considerado um dos “pais” da obstetrícia moderna.
Luís Mendes Graça agradeceu, admitiu estar emocionado com a escolha do nome e enfatizou a importância das obras, numa maternidade considerada de fim de linha com um papel relevante no SNS e cujas instalações têm já perto de 70 anos.
Com as obras a nova Maternidade do Hospital de Santa Maria irá ter 12 blocos de partos, dois blocos cirúrgicos, 41 camas para pós-parto e mais 10 vagas para a Neonatologia.
Serão mais 1000 m2 num investimento de 6 milhões de euros.