App my Santa Maria
O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação do CHULN celebrou nesta quarta-feira, pela primeira vez, o Dia do Enfermeiro de Reabilitação no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Uma data marcada pela organização de atividades interativas com doentes nos hospitais de Santa Maria e Pulido Valente e pela realização de um encontro formativo sobre avaliação da deglutição.
A especialização em Enfermagem de Reabilitação visa capacitar os enfermeiros com competências específicas para reabilitar as pessoas em todas as fases da vida, desde o nascimento até a fase avançada ou até mesmo paliativa, com menor ou maior grau de complexidade de cuidados que cada fase envolva, enfatiza o Núcleo de Enfermagem de Reabilitação do CHULN, criado há cerca de um mês e que representa o maior grupo de enfermeiros especialistas no Centro Hospitalar.
Estes profissionais focam a sua atenção na promoção da saúde e na maximização funcional, ajudando as pessoas com doença a manter ou recuperar a sua funcionalidade nas atividades de vida diárias. “É essencial sensibilizar a população portuguesa para a importância dos enfermeiros especialistas em reabilitação, a fim de garantir que todos tenham acesso a cuidados de reabilitação de qualidade, desde a admissão até ao pós alta, independentemente da complexidade necessária”, defende a coordenadora do Núcleo, Filipa Araújo. “Este Dia do Enfermeiro de Reabilitação é uma oportunidade para celebrar esses profissionais e reconhecer seu papel vital na promoção da saúde e da qualidade de vida na nossa sociedade”.
A história da Enfermagem de Reabilitação em Portugal remonta a 18 de outubro de 1965, quando a Enfermeira Sales Luís introduziu essa especialidade em Portugal. A inspiração para esse campo de intervenção foi trazida dos Estados Unidos da América, onde essa prática já estava bem estabelecida. Desde então, a Enfermagem de Reabilitação tem crescido e evoluído no nosso país, com o objetivo de proporcionar cuidados de qualidade e apoiar a recuperação das pessoas ao longo do ciclo de vida.
O Núcleo de Enfermagem do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte foi apresentado em Setembro. Com este projeto inovador dinamizado pelo Enfermeiro Diretor do CHULN, com o apoio do Gabinete de Formação e Investigação em Enfermagem, os cerca de dois mil enfermeiros do CHULN passam a dispor de núcleos que representam as suas especialidades, que em mandatos de três anos vão dar voz ao que de melhor se faz nas suas áreas, da divulgação e promoção das boas práticas, até ao incentivo à formação e inovação de cuidados.