Atividade Assistencial

Unidade de Cirurgia Oral

Cecília Caldas (Responsável)

Nuno Zeferino Santos (Co-responsável)

António Capelo

Mário do Rosário

Miguel Amaral Nunes

Rita Simão

Sara Fontes

A Unidade de Cirurgia Oral dedica-se ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de patologia cirúrgica dentária, da cavidade oral e dos maxilares.

Unidade de Medicina Oral

Cecília Caldas (Co-responsável)

Paulo Palmela (Co-responsável)

A Unidade de Medicina Oral dedica-se ao diagnóstico e tratamento de um conjunto de patologias médico-cirúrgicas que envolvem a cavidade oral. De entre as mais relevantes, destacam-se:

• Doenças oncológicas da cabeça e pescoço, nomeadamente o cancro oral.
  • Gestão de todas as patologias potencialmente malignas, com grande impacto na prevenção e no diagnóstico precoce da doença oncológica.
  • Ulcerações orais agudas, crónicas ou recorrentes.
  • Patologias autoimunes, ou imunologicamente mediadas como o Líquen plano.
  • Doenças vesículo-bolhosas, como o Pênfigo.
  • Repercussões na cavidade oral de patologia médica sistémica.
  • Patologias debilitantes para o doente, mas para as quais há pouca oferta assistencial no SNS como a Síndrome de Ardência Oral.

Consultas Multidisciplinares
Consulta Multidisciplinar de Fendas Lábio-Palatinas

Maria João Castro

Sara Fontes

Consulta Multidisciplinar de Tumores de Cabeça e Pescoço

Cecilia Caldas

Paulo Palmela

Consulta Multidisciplinar de Síndrome de Sjögren

Rita Simão

Claudia Mata

A Consulta Multidisciplinar da Síndrome de Sjögren integra as especialidades médicas de Estomatologia, Oftalmologia e Reumatologia e destina-se à avaliação de doentes com suspeita de Síndrome de Sjögren.

Consulta Externa
Apoio ao Doente Oncológico

Cláudia Mata (Responsável)

A Consulta de Apoio ao Doente Oncológico foca-se na realização de tratamentos estomatológicos prévios à realização de radioterapia e quimioterapia, assim como à manutenção de uma correta saúde oral destes doentes, tendo em conta as suas particularidades.

Cirurgia Ortognática

Francisco Azevedo Coutinho (Responsável)

Estomatologia Geral

Mário do Rosário

José Ricardo Ferreira

A consulta de Estomatologia Geral proporciona o seguimento e tratamento de doentes com comorbilidades que justificam atendimento estomatológico diferenciado. As comorbilidades mais frequentes são patologia cardiovascular com indicação para anticoagulação e/ou antiagregação, discrasias hemorrágicas, imunossupressão farmacológica ou imunodeficiência primária.

Estomatologia Pediátrica

Rita Simão (Responsável)

A Consulta de Estomatologia Pediátrica destina-se à prestação de cuidados estomatológicos a crianças até aos 14 anos de idade, inclusive, com patologia oral diferenciada ou portadoras de comorbilidades sistémicas que justifiquem tratamentos em contexto hospitalar.

Estomatologia e Cirurgia do Sono

Francisco Azevedo Coutinho (Responsável)

A consulta resulta de um protocolo estabelecido com o Serviço de Pneumologia da ULSSM em que são referenciados os doentes com Síndrome de Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) para avaliação estomatológica com o intuito de tratamento com Dispositivo de Avanço Mandibular (DAM).

Ortodôncia

Sara Fontes (Responsável)

Ana Teresa Coelho

A consulta de Ortodôncia destina-se ao tratamento de doentes portadores de maloclusões associadas ou não a alterações esqueléticas maxilofaciais.

Patologia da Articulação Temporomandibular

Miguel Amaral Nunes (Responsável)

José Ricardo Ferreira (Co-responsável)

A consulta destina-se ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doentes com patologia intra-articular da articulação temporo-mandibular.

Patologia das Glândulas Salivares

Miguel Amaral Nunes (Responsável)

Patologia Oral e Maxilofacial

João André Correia (Responsável)

Periodontologia

António Capelo (Responsável)

Triagem e Estomatologia de Ligação

Cláudia Mata

Nuno Zeferino Santos

Na Consulta de Triagem são avaliados os doentes referenciados ao Serviço pelo médico de Medicina Geral e Familiar assistente ou por encaminhamento a partir de outros serviços do centro hospitalar. A Consulta de Ligação encontra-se reservada para a observação e/ou realização de tratamentos em tempo útil de doentes com patologia oral que se encontrem internados por patologia do foro não estomatológico na ULSSM ou provenientes de outros hospitais que não possuam a especialidade. Nesta consulta também se realizam tratamentos urgentes, tais como eliminação de focos sépticos orais, de forma a não condicionar o início de terapêutica sistémica ou cirurgia.

Utentes com Necessidades Especiais

Adelina Aguiar (Responsável)

Esta consulta tem como população alvo todos os doentes com deficiências cognitivas, lesões físicas incapacitantes e síndromes polimalformativos diversos que, pelas suas condições clínicas, não estão habilitados a cuidar de modo satisfatório da sua saúde oral. O acompanhamento visa prevenir doenças orais, apostando na formação e informação dos doentes e dos seus cuidadores, alertando para a importância da saúde oral. Os tratamentos são efetuados sob anestesia local, loco-regional ou geral, sendo esta última a opção mais utilizada.