App my Santa Maria
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Monsanto retomou no dia 16 de Fevereiro o funcionamento do Polo no Bairro da Boavista, na freguesia de Benfica, dando assim resposta em proximidade a cerca de 1500 utentes. Integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria desde o início de 2024, a USF Monsanto reativa assim a oferta de cuidados presenciais na Boavista, interrompida há cerca de um ano, resultado do reforço das suas equipas de saúde familiar nos últimos meses, com mais cinco médicos, cinco enfermeiros e uma secretária clínica.
Equipado com um total de seis gabinetes clínicos e de enfermagem e com valências na área da saúde materna e infantil, o Polo da Boavista passa a oferecer consultas com equipas de saúde familiar formadas por dois médicos e dois enfermeiros duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras. Nos restantes dias, os utentes continuam a ter resposta assegurada no Polo de Benfica – Fonte Nova.

Para a Diretora Clínica da ULS Santa Maria para área dos Cuidados de Saúde Primários, Eunice Carrapiço, “a retoma da atividade do polo da Boavista responde a uma ambição antiga da população e vai ao encontro de um dos pilares estratégicos da ULS Santa Maria: aumentar o acesso dos nossos utentes a cuidados de saúde de elevada qualidade em proximidade”.
Eunice Carrapiço sublinha que “o objetivo é que mais utentes passem a ter resposta direta no Polo da Boavista, alargando progressivamente o seu horário de funcionamento e estamos, assim, a concretizar uma visão em que os serviços de saúde vão de forma proativa ao encontro das necessidades da população, eliminando barreiras no acesso”.
A Unidade de Saúde Familiar Monsanto iniciou a sua atividade no final de Dezembro de 2020 e conta atualmente com nove médicos, nove enfermeiros e cinco secretárias clínicas. A USF conta assim a ter dois polos, em Benfica e na Boavista, e no total serve uma população de cerca de 13 500 pessoas, todas com médico de família atribuído.

O reforço das equipas permitiu, no último ano, aumentar a atividade assistencial da USF, com a criação de mais cinco micro equipas de saúde familiar, o que resultou na atribuição de médico de família a quase mais 5 mil utentes.
As equipas da USF Monsanto dão resposta a mais de três mil utentes com mais de 65 anos e a perto de mil crianças com menos de 6 anos. Inaugurado em 2012, o Polo da Boavista serve uma população de cerca de 1500 utentes e inclui uma Unidade de Cuidados na Comunidade, Integrar na Saúde, que também conta com valências na área da higiene oral.
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria resulta da fusão do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (Hospital Universitário de Santa Maria e Hospital Pulido Valente) e de mais de duas dezenas de Centros de Saúde de Lisboa Norte e do Concelho de Mafra, dando resposta direta a cerca de 345 mil utentes na sua área de influência.
Para o Presidente da ULS de Santa Maria, Carlos das Neves Martins, “esta reabertura é um momento de particular felicidade para todos nós, tendo sido possível em duas semanas planear, organizar e abrir o Polo da Boavista da USF Monsanto, cumprindo-se assim o objetivo de maior e melhor proximidade de cuidados de saúde aos cidadãos à nossa responsabilidade, sendo devido um reconhecido agradecimento à Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Eunice Carrapiço, à Enfermeira Diretora da ULS de Santa Maria, Carla Ribeiro, e a toda excelente equipa da USF Monsanto. Acreditamos que ao longo do corrente ano teremos outras respostas de proximidade nesta área geográfica, decorrentes da articulação entre os nossos serviços hospitalares e a USF Monsanto, diferenciados e de qualidade.”