App my Santa Maria
A Unidade de Cuidados Intermédios e o Hospital de Dia do Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde de Santa Maria vão ser realidades a curto prazo. A garantia foi deixada nesta quinta-feira, 11 de Abril, pelo presidente do Conselho de Administração na abertura das Primeiras Jornadas de Medicina Interna da ULSSM, especialidade que assumiu ser central na atividade hospitalar.
“A Medicina Interna é ‘a’ especialidade nos nossos hospitais”, sublinhou Carlos das Neves Martins, que adiantou que o Conselho de Administração já decidiu criar a Unidade de Cuidados Intermédios e o Hospital de Dia da especialidade, indo ao encontro do que o diretor do Serviço, António Martins Baptista, também defendeu na abertura do evento.
Mas além das questões estruturais, Carlos das Neves Martins apontou também para as “questões estruturantes”, com a necessidade de “introdução da tecnologia na atividade do Serviço, com processos mais rápidos e fiáveis, que libertem os profissionais para se dedicarem à atividade assistencial, à investigação e ao estudo”.
E também aqui reafirmou que o novo regulamento da ULS irá contemplar patrocínios para pós graduações, mestrados e doutoramentos de profissionais, medida também defendida pelo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Eurico da Fonseca, assim como tempo protegido para investigação. “Porque se queremos ganhar o futuro, temos de ganhar as novas gerações”.

O Serviço de Medicina Interna da ULSSM organiza as suas primeiras Jornadas nos dias 11 e 12 de Abril, onde serão discutidos temas e desafios que se colocam a especialistas e internos em formação. A mesa de abertura contou também com as presenças do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, que reforçou a importância da especialidade no contexto dos cuidados hospitalares, apontando-a como uma prioridade para a Ordem, e do Diretor Clínico dos Cuidados Hospitalares da ULSSM, Rui Tato Marinho.
Com um programa que integrou ainda cursos pré-congresso, esta reunião é também aberta a profissionais dos Cuidados de Saúde Primários, no contexto da Unidade Local de Saúde.