App my Santa Maria
O Centro de Reabilitação Cardiovascular do Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde de Santa Maria e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) foi recentemente recertificado como centro de excelência pela European Association of Preventive Cardiology (EAPC). Uma distinção que premeia o trabalho das suas equipas multidisciplinares e marca o 8º aniversário do Centro de Reabilitação Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CRECUL), peça essencial nesta parceria que garante um acompanhamento a longo prazo e consequente melhor qualidade de vida aos doentes que aderem a este programa.
Com início de atividade a 6 de maio de 2016, o CRECUL desenvolve um programa de reabilitação cardíaca na comunidade, numa fase pós-intervenção hospitalar, que resulta da articulação entre a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), a FMUL e o Estádio Universitário de Lisboa, onde está sediado. Este programa é um dos poucos a nível nacional a abranger todas as três fases de reabilitação em pessoas com doença cardiovascular: desde o internamento, passando pela fase ambulatória precoce até à fase comunitária, de manutenção.
Coordenado pela Professora Ana Abreu, cardiologista da ULSSM e professora da FMUL, o CRECUL acompanha neste momento cerca de 150 doentes que todos os anos são avaliados pela equipa do Laboratório de Exercício e Reabilitação Cardiovascular do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa – CCUL. No total, desde 2016, cerca de 250 utentes já foram seguidos no Centro, que conta ainda com fisiologistas do exercício, técnica de cardiopneumologia, fisioterapeuta e nutricionista (em colaboração com o Laboratório de Nutrição da FMUL).

Uma equipa multidisciplinar que tem como grandes objetivos a prevenção de novos eventos cardíacos, a recuperação ou melhoria da capacidade funcional dos doentes, a modificação de estilos de vida, por exemplo através do exercício e de uma alimentação equilibrada, e também controlo dos fatores de risco cardiovasculares.
É ainda de destacar o papel que o CRECUL desempenha no ensino e investigação, tendo no presente dois doutorandos nesta área, além de internos e estagiários de mestrado.
Muitos parabéns ao CRECUL, equipa técnica, todos os participantes do programa e todas as pessoas que têm ajudado a contribuir para o crescimento do programa!
