Miguel Esperança Martins

Concluiu o ensino secundário no Colégio de São João de Brito em Lisboa em 2010.

Ingressou no Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2010, tendo, no decurso da realização do referido Mestrado, sido monitor (programa de iniciação pedagógica) de Anatomia e Neuroanatomia, realizado investigação básica (tendo-lhe sido atribuídas duas bolsas de investigação FMUL/Gulbenkian relativas ao 16º e 17º Programas Educação pela Ciência), e cumprido estágios no Imperial College School of Medicine (Londres, Inglaterra), na St. George’s University of London School of Medicine (Londres, Inglaterra), e no Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras (Rio de Janeiro, Brasil).

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2016, sendo, desde então, Mestre em Medicina.

Cumpriu o Internato de Formação Geral no Hospital Beatriz Ângelo no decurso do ano de 2018.

Cumpriu o Internato de Formação Especializada em Oncologia Médica no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (atual Unidade Local de Saúde Santa Maria) de Janeiro de 2019 a Dezembro de 2023.

Realizou estágio de investigação básica e translacional em sarcomas no Van Tine Laboratory, na Washington University School of Medicine in St. Louis (St. Louis, Missouri, Estados Unidos da América).

Realizou estágio de investigação clínica de fase precoce (fase I) no The START Center for Cancer Care San Antonio (San Antonio, Texas, Estados Unidos da América).

É Assistente Hospitalar de Oncologia Médica na Unidade Local de Saúde de Santa Maria desde 2024.

É, desde 2020, estudante do programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina da Lisboa, na área de Oncologia Médica, com tese subordinada a tema relativo a sarcomas ósseos e de tecidos moles, encontrando-se atualmente no 4º e último ano do referido programa de Doutoramento.

É autor de 20 trabalhos publicados em revistas indexadas, múltiplos resumos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, comunicações orais, e pósteres, tendo-lhe sido atribuídas 9 distinções e prémios e 4 bolsas de investigação.

É investigador do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, integrado no laboratório de Oncobiologia Translacional.

É assistente livre das disciplinas de Oncobiologia e de Oncologia Clínica do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

É membro da Ordem dos Médicos Portuguesa, membro da European Society for Medical Oncology (ESMO) e full-member da American Society of Clinical Oncology (ASCO).