Joaquim Soares do Brito

Nasceu em 14 de Fevereiro de 1983 em Vila Real de Santo António; concelho de Vila Real de Santo António; distrito de Faro.

Cursou o Ensino Primário na Escola Primária de Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, distrito de Faro; o ensino básico e preparatório na escola EB 2,3 D. José I de Vila Real de Santo António, concelho de Vila Real de Santo António, distrito de Faro; e o ensino Secundário na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, concelho de Vila Real de Santo António, distrito de Faro. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em Outubro de 2003, com classificação de 18,35 valores.  Terminou o Mestrado Integrado em Medicina em Julho de 2009 com média final de 17 valores, tendo sido inscrito na Ordem dos Médicos (seção regional do Sul) com cédula profissional 49668.

Cumpriu o Ano Comum do Internato Médico no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) em 2010, tendo realizado o Internato Complementar de Ortopedia e Traumatologia na mesma Instituição entre 2011 e 2016. Durante a sua formação realizou um AOSpine Fellowship em Cirurgia de Coluna Degenerativa e Oncológica (Istituto Ortopedico Rizzoli; Bolonha, Italia), e um Visiting Fellowship em Tumores do Aparelho Locomotor (Klinikum Berlin-Buch, Departamento de Tumores Ósseos e de Tecidos moles, Berlim, Alemanha), ambos em 2016.

É assistente hospitalar de Ortopedia e Traumatologia do CHULN desde Julho de 2017, tendo concluído com sucesso o exame da European Board of Orthopaedics and Traumatology no mesmo ano, e sido galardoado com o Fellowship da European Musculoskeletal Oncology Society (EMSOS) em Tumores do Aparelho Locomotor, que realizou no Royal National Orthopaedic Hospital (Londres, Stanmore, Reino Unido) – Departamento de Sarcomas e Artroplastia de Revisão; e no Leiden University Medical Center, Leiden (Paises Baixos) – Departamento de Ortopedia Oncológica.

Terminou o Mestrado em Tumores do Aparelho Musculo-Esquelético (Universidade Europea de Madrid) em 2020, e o Mestrado em Oncobiologia (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) em 2022.

Foi assistente convidado da disciplina de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa entre 2011-2019, e é atualmente assistente convidado da disciplina de Ortopedia e Traumatologia da mesma Instituição. Foi ainda presidente da secção de Tumores do Aparelho Locomotor da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, sendo o atual responsável pelo programa de Internato Complementar de Ortopedia e Traumatologia do CHULN desde 2019.

Revisor e autor de várias publicações nacionais e internacionais tem centrado a sua atividade académica e científica na área da Oncologia do Aparelho Locomotor e em traumatologia complexa, nomeadamente pélvica e do membro inferior.