App my Santa Maria
O campus do Hospital de Santa Maria acolheu nos dias 16 e 17 de Maio o Simpósio de Displasias Ósseas (Bone Dysplasias 2024), evento que visa promover o progresso científico nesta área e reúne alguns dos melhores especialistas portugueses e internacionais. A equipa multidisciplinar da Unidade Local de Saúde de Santa Maria é referência nacional no seguimento destas doenças, sendo um dos dois hospitais nacionais que integram a Rede Europeia de Referência para as Doenças Ósseas – a ERN-BOND.
A equipa multidisciplinar de displasias ósseas da ULS Santa Maria tem como missão o diagnóstico, seguimento e tratamento de doentes com doenças ósseas raras. Acompanha perto de 200 doentes de forma regular, em articulação com os cuidados de saúde primários, e realiza, por ano, mais de 70 primeiras avaliações. A equipa está também envolvida em vários projetos de investigação, dados destacados por Ana Berta Sousa, diretora do Serviço de Genética, e André Travessa, geneticista da ULSSM e coordenador da equipa multidisciplinar, no arranque do simpósio.
As doenças mais seguidas pelas equipas de Santa Maria são a osteogénese imperfeita, a acondroplasia, o raquistismo hipofosfatémico, a discondrosteose de Léri-Weill, a síndrome de Stickler e a osteodistrofia hereditária de Albright. Tendo em conta a complexidade e especificidade destas doenças, a resposta nesta área implica multidisciplinaridade e diferenciação complexas, apenas possíveis num grande hospital universitário, envolvendo múltiplas especialidades e subespecialidades médicas, incluindo Genética Médica, Reumatologia e Reumatologia Pediátrica, Medicina Física e de Reabilitação, Ortopedia, Endocrinologia e Endocrinologia Pediátrica, Pneumologia e Pneumologia Pediátrica, Estomatologia, entre outras.
O simpósio conta com a participação de mais de 50 profissionais de saúde e investigadores da área das displasias ósseas, incluindo geneticistas clínicos, radiologistas, pediatras, endocrinologistas, reumatologistas, ortopedistas e investigadores, assim como de doentes com displasias ósseas e famílias.
A Comissão Organizadora da reunião é composta por profissionais de saúde da Equipa Multidisciplinar de Displasias Ósseas da ULS Santa Maria, pela Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita e por consultores de outras ULS.
