O CEO do START, o maior consórcio de ensaios clínicos a nível mundial, visitou nesta segunda-feira as instalações do primeiro centro português para ensaios de fase 1 em Oncologia, instalado no Hospital de Santa Maria. Nick Slack e a comitiva do START, que incluiu o responsável pelas operações na Europa, tiveram ainda oportunidade de reunir com o Conselho de Administração da ULS Santa Maria, encontro onde se reafirmou o empenho de ambas as partes em aprofundar este projeto estrutural para a ULSSM, para o Serviço Nacional de Saúde e para o país.
“O START é um projeto fundamental na visão e estratégia que temos para o nosso hospital universitário e para a nossa ULS, com um forte impacto para os nossos doentes, para o SNS e para a competitividade da investigação de excelência do nosso país”, sublinhou o presidente da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins, durante o encontro, apontando já para os próximos passos do projeto. “Agora que temos uma relação já consolidada para o sucesso deste projeto, queremos que ela seja de longo prazo e alinhar uma visão comum e uma estratégia já para os próximos 3 anos”.
Desafio partilhado por Nick Slack, que admitiu que a relação com Santa Maria é muito importante para o consórcio sediado nos Estados Unidos da América. “É muito importante para o START, para o hospital, para Portugal, mas é essencialmente importante para os doentes, para dar esperança aos doentes seguidos em Santa Maria”.
Também presente na reunião, Luís Costa, diretor médico do START Lisboa e diretor do Departamento de Oncologia da ULSSM, destacou “que todos os doentes referenciados para o centro são seguidos em Santa Maria e que este é um projeto com impacto na reputação e na capacidade de atrair os melhores profissionais para trabalhar no Serviço de Oncologia”.
Reputação, excelência, celeridade e sustentabilidade, com a promessa da ULS ter um ponto focal para a parceria destes processos, foram mesmo as palavras mais referidas e partilhadas pelos principais intervenientes na reunião. O acordo entre a ULSSM e o START, que nesta fase funcionará no piso 9 do Hospital de Santa Maria, prevê ainda a construção de um novo e definitivo espaço junto ao Serviço de Oncologia.
Os ensaios clínicos de fase 1 são responsáveis por identificar a segurança e os sinais de eficácia dos novos tratamentos numa fase muito precoce da experimentação em humanos e este será o primeiro centro a fazê-lo de forma sistemática no nosso país. Para os doentes que já não têm alternativas terapêuticas para as suas doenças, os ensaios de fase 1 são uma oportunidade para eventualmente colherem algum benefício de terapêuticas completamente novas.
O START (South Texas Accelerated Research Therapeutics) é um consórcio internacional que tem centros no Texas, Michigan e Utah, nos Estados Unidos da América, dois centros em Espanha e um na Irlanda, constituindo o maior centro associado para ensaios de fase 1 a nível mundial.