Descrição do Serviço

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santa Maria foi inaugurada a 7 de junho de 2004, tendo como Coordenadores a Dr.ª Ângela Bilhota Alves e o Enf. José Alexandre Abrantes. Atualmente, conta com uma equipa de 45 médicos e 20 enfermeiros, tendo a coordenação ficado a cargo do Dr. Alexandre Caldeira e da Enf.ª Helena Correia desde 2023.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar constituído por uma equipa de médicos e enfermeiros com formação específica em assistência pré-hospitalar ministrada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Tem por objetivo o transporte rápido de uma equipa médica diretamente ao local onde se encontra o doente, prestando socorro no local de ocorrência e, caso se justifique, o transporte assistido para o hospital.

Dispõe de equipamento e fármacos para abordagem do doente crítico e Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico/ traumatológico. Atuando na dependência direta do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), as VMER têm base hospitalar, funcionando como uma extensão do Serviço de Urgência à comunidade.