App my Santa Maria
Da esq. para a dir.: Vanessa Pereira Gouveia, Diretora do Serviço de Qualidade da ULSSM; Clara de Sousa, Assistente Social no Serviço de Urgência da ULSSM; João Gouveia, Diretor da Urgência Central; Maria de Belém Roseira, Presidente do Júri; Carlos das Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração da ULSSM; Catarina Bekerman, médica do Serviço de Urgência; Mafalda Carvalho, responsável pelo Gabinete de Inovação da ULSSM; Carla Ribeiro, Enfermeira Diretora; Célia Cardoso, Enfermeira Serviço de Urgência Central; Rui Tato Marinho, Diretor Clínico Cuidados Hospitalares da ULSSM; Rute Reis, administradora do Serviço de Urgência Central
O Serviço de Urgência da Unidade Local de Santa Maria (ULSSM) iniciou um projeto dedicado aos cuidados de urgência para idosos. Um projeto constituído por uma equipa vocacionada para a resposta na área da Geriatria, que tem como objetivo minimizar o impacto negativo da permanência destes doentes no Serviço de Urgência e que foi premiado com uma Bolsa Mais Valor em Saúde, atribuída nesta terça-feira, 18 de Junho.
“Perto de um terço (30%) dos doentes atendidos na nossa urgência têm 75 ou mais anos, sabendo nós que quanto mais tempo os doentes idosos passam numa urgência, pior o seu prognóstico futuro”, sublinha o diretor do Serviço de Urgência Central da ULS Santa Maria, João Gouveia. A maior permanência nestes serviços dos doentes mais idosos e frágeis, com diversas doenças, aumenta a probabilidade de internamento, além de acarretar também maiores custos para o sistema.
O projeto Serviço de Urgência Amigo do Idoso incide em doentes triados com pulseiras amarelas, verdes e azuis e que apresentem critérios avaliados numa escala de fragilidade, sendo a sua equipa constituída por profissionais de saúde em formação contínua na área da emergência no Idoso. Além de uma resposta mais adequada, este programa visa ainda a construção de uma melhor e maior rede de referenciação para outros cuidados, como consultas de Geriatria, Psiquiatria ou nos Cuidados de Saúde Primários.
“Este projeto enquadra-se na linha estratégica de inovação nos fluxos de resposta na área das urgências da ULS Santa Maria, que incluirá também a renovação das suas condições físicas”, adianta o presidente da ULSSM. Carlos das Neves Martins destaca ainda “a prioridade que a instituição coloca nos cuidados aos utentes mais idosos, indo ao encontro do seu dever ético para com as pessoas que muito contribuíram para o nosso país e da evolução demográfica da sociedade”.
Dados do Eurostat preveem que a população entre os 75 e os 84 anos aumente cerca de 56% até 2050, passando para 2,1 mil milhões, com particular impacto no setor da saúde.
O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, é uma parceria APAH, Exigo, Gilead Sciences e IASIST, com a Altice como parceiro tecnológico. As bolsas pretendem apoiar a concretização de projetos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde que visem introduzir alterações para melhorar os resultados clínicos, a satisfação dos doentes e a afetação de recursos.