App my Santa Maria
Médicos da USF do Parque - ULSSM da esquerda para a direita: Pedro Parreira da Silva, médico interno de Medicina Geral e Familiar; Renato Bispo, médico interno de MGF; Joana Gonçalves, médica interna de MGF;Joana Ortiz, médica interna de MGF; Ana Catarina H. Pinto, Assistente de Medicina Geral e Familiar e responsável pelas atividades em comunidade da USF Parque
Profissionais da Unidade de Saúde Familiar do Parque – ULS Santa Maria realizaram na última semana uma ação de formação sobre “Cuidados com o Sol e Calor, Primeiros Socorros” destinada aos monitores que acompanham dezenas de crianças e jovens durante a iniciativa “Alvalade em Férias”.
Uma sessão que se insere na missão da USF Parque de promover sinergias entre os Cuidados de Saúde Primários e a Comunidade onde se insere na Freguesia de Alvalade, melhorando diariamente a literacia da população que serve e a prática clínica das suas equipas.

“O sinergismo entre os Cuidados de Saúde Primários e a Comunidade deve ser incentivado e melhorado diariamente na prática clínica dos profissionais de saúde”, defende a equipa da USF do Parque, coordenada pelo médico Paulo Coelho e que tem como responsável pelas atividades em comunidade a médica Ana Catarina Pinto. “É através desta colaboração que a sociedade se pode tornar mais capacitada na área da saúde”.
E ninguém melhor do que os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários para conhecer os desafios e as necessidades que a comunidade apresenta na área da Literacia para a Saúde, onde desempenham um papel decisivo na educação para a saúde. “É com esta visão que a USF do Parque tem uma relação estreita com a sua comunidade – Alvalade. Estamos cá para, com todos, construirmos um serviço de saúde com cada vez maior qualidade e segurança e que corresponda às verdadeiras necessidades das pessoas”, sublinha a equipa num documento no qual participou a médica Paula Atalaia e Joana Ortiz, médica interna de Medicina Geral e Familiar responsável pelas atividades em comunidade, símbolo da importância que a unidade atribui à formação dos profissionais mais jovens.
Desenvolver a literacia em saúde e capacitar os monitores da iniciativa Alvalade em Férias foi o objetivo da sessão realizada no final de Junho, despertando os jovens para assuntos práticos que encontrarão. “A USF do Parque trabalha diariamente para os seus utentes, mas também para a sua comunidade”, conclui a equipa.

Conheça as mensagens-chave da formação sobre cuidados com o calor e primeiros socorros:
· Evitar o Sol nas horas de maior calor, estando atento ao índice UV;
· Usar Protetor solar sempre, aplicando de 2 em 2 horas, sempre depois do banho e de sudorese profusa;
· Beber água, sumos de fruta sem açúcar, comer frutas e legumes;
· Manter-se à sombra e procurar locais frescos;
· Utilizar roupas frescas, de algodão e que cubram a maior parte do corpo;
· Ter atenção aos mais frágeis: crianças, grávidas, idosos e trabalhadores de exterior;
No que diz respeito aos Primeiros Socorros:
· Como prevenir e agir perante uma intoxicação alimentar;
· Despertar para o risco de afogamento, sendo a 2º causa de morte acidental nas crianças;
· Como proceder perante um engasgamento e perante a presença de corpos estranhos;
· Como agir perante diferentes tipos de picadas e mordeduras;
· Abordagem de Suporte Básico de Vida;
· Reconhecimento de diferentes tipos de feridas e seu tratamento imediato;
· Resolução de uma hemorragia nasal;
· Identificação e tratamento de uma hipoglicémia;
· Abordagem da entorse e da fratura.