App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria e a farmacêutica Novartis assinaram nesta terça-feira, 9 de Julho, um memorando de colaboração pioneiro, que permitirá desenvolver projetos em múltiplas áreas de inovação na ULSSM: da aposta em ensaios clínicos, até programas de acompanhamento de doentes e empreendedorismo em saúde, passando pela digitalização e simplificação de processos internos.
“Projetos que são parte integrante da nossa visão para este triénio”, destacou o Presidente da ULS Santa Maria na cerimónia de assinatura do memorando, realizada no Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria. “Falamos de novos caminhos de inovação com a indústria, que incluem também soluções de rastreabilidade, para melhor monitorização e antecipação dos processos. Queremos continuar a ser uma instituição líder na área da saúde, referência em várias áreas, e estes projetos reforçam esse objetivo”, afirmou Carlos das Neves Martins.
Para a Novartis, este é um acordo pioneiro no contexto da empresa a nível internacional, que constituirá uma referência no resto da Europa, “símbolo de uma nova colaboração entre hospitais e a indústria farmacêutica”, realçou o Diretor-Geral da Novartis Portugal.
“Esta é uma data importante para a nossa empresa”, sublinhou Simon Gineste, que destacou o “orgulho em assinar este protocolo com uma instituição de referência em Portugal. Acreditamos firmemente na inovação, para o sistema de Saúde e para a sociedade em geral, que precisa de inovação médica que seja também sustentável”.
Uma preocupação com a sustentabilidade do sistema de Saúde comum a ambas as partes e expressa no memorando agora assinado, onde se defende que os pagamentos estejam alinhados com os resultados clínicos obtidos e a melhoria da qualidade de vida dos doentes.
