App my Santa Maria
O Centro de Atendimento Clínico (CAC) de Sete Rios – ULS Santa Maria já deu resposta, em duas semanas de atividade, a mais de meio milhar (551) de utentes: cerca de 50% encaminhados pelo Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria e a outra metade referenciada pela Linha SNS 24.
Desde que abriu portas, o CAC atendeu 11% das pulseiras verdes e azuis da Urgência de Santa Maria, numa resposta rápida e de proximidade, com satisfação dos utentes e profissionais, como atesta o depoimento de uma utente esta semana “Fui referenciada através da Urgência Central do Hospital de Santa Maria. Quando cheguei aqui, o atendimento foi rápido e a minha situação clínica foi resolvida em tempo e hora adequados”.
Nestas duas semanas, apenas 5 utentes foram transferidos do CAC para o Serviço de Urgência Central – menos de 1% do total de atendimentos -, sendo que nenhum deles teve necessidade de internamento, dado que comprova a segurança do processo de referenciação. De salientar ainda que após a admissão do utente, a demora para ser visto a primeira vez pelo médico não ultrapassa os 10 minutos, exemplo disto mesmo, é o depoimento de um utente que passamos a transcrever “Fui referenciado pela linha SNS24, quando cheguei fui de imediato atendido, já tinham informação sobre a minha situação clínica, e em menos de 5 minutos fui chamado pelo médico”.
As equipas multidisciplinares da ULSSM que asseguram os cuidados no Centro de Atendimento Clínico realizaram ainda perto de 200 atendimentos de enfermagem e 60 exames de diagnóstico, entre análises ao sangue, raio-X e eletrocardiogramas.
Para o Presidente da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins, “esta é mais uma resposta que pretende por um lado, evitar tempos de espera inadequados, e por outro, precaver um desajustado acesso à nossa urgência central, extremamente diferenciada e preparada para emergências e urgências, conforme se exige e se impõe a um hospital universitário”.
O CAC funciona sete dias por semana, entre as 08h00 e as 20h00 e conta com uma equipa de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes administrativos e técnicos auxiliares de saúde e com os adequados meios de diagnóstico (RX, análises clínicas e ECG), com capacidade integrada de resposta ao cidadão, que assim, em situações de menor gravidade, poderá resolver a sua situação de saúde de forma mais rápida e confortável.