App my Santa Maria
O Conselho de Administração da ULS Santa Maria recebeu nesta segunda-feira, dia 30 de Setembro, o Bastonário e uma comitiva da Ordem dos Farmacêuticos para uma reunião de trabalho, tendo as boas práticas no funcionamento da Residência Farmacêutica e do Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica da ULSSM como pano de fundo.

Carlos das Neves Martins começou por referir que a Residência Farmacêutica é uma área de enorme importância para a ULS Santa Maria. A Residência Farmacêutica tem um papel decisivo na formação específica, teórica e prática, capaz de capacitar os farmacêuticos para o exercício autónomo e tecnicamente diferenciado, na correspondente área de exercício profissional. O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, elogiou o trabalho da ULS Santa Maria nesta área, que definiu como bom modelo para outras instituições.

Outra das áreas onde os farmacêuticos podem desempenhar um papel de enorme relevância é na área da Investigação Clínica, seja através do Centro de Investigação Clínica (CIC), seja no Centro START, para ensaios clínicos de fase 1, projeto com um enorme impacto na reputação e na capacidade de atrair os melhores profissionais para trabalhar no Serviço de Oncologia.

A aposta na inovação tecnológica foi outra área que Carlos das Neves Martins referiu como sendo prioritária, apostando em ferramentas inovadoras que permitam o rastreamento de fármacos, acompanhamento da sua prescrição, agilização de processos, segurança e eficiência, que possibilitem libertar os profissionais para outras atividades, como por exemplo, o ensino, fazerem mestrados ou doutoramentos, mantendo em paralelo a sua carreira clínica.