App my Santa Maria
A ULS Santa Maria vai aprovar esta semana a criação do Gabinete de Bem-Estar, que irá integrar o futuro Departamento de Pessoas e Bem-Estar da ULSSM. A notícia foi avançada nesta segunda-feira pelo Presidente da ULSSM, na cerimónia de abertura das atividades que vão marcar a semana da Saúde Mental em Santa Maria, iniciativa dinamizada pelo Núcleo de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, coordenado pela Enfermeira Andreia Vilaça.
“A saúde mental é uma prioridade para o país e para a instituição, portanto o Conselho de Administração considerou que a melhor forma de assinalar a semana da Saúde Mental, que este ano tem como tema a promoção da saúde mental no local de trabalho, era com a formalização da criação do Gabinete de Bem-Estar, especialmente dedicado a esta área”, anunciou Carlos das Neves Martins. “Porque o bem-estar do doente, para o qual todos trabalhamos, é inseparável do bem-estar dos profissionais. Só assim podemos ter verdadeira qualidade e humanização de cuidados, além de atratividade para as nossas equipas”.
Segundo as estatísticas, mais de 20% da população portuguesa sofre de perturbações de saúde mental e Portugal é o país onde mais se prescrevem ansiolíticos, lembrou a Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, que defendeu que as boas relações laborais são fundamentais nesta área. Além de Patrícia Silva Pereira, a sessão contou ainda com a participação de Ângelo Marinho, antigo coordenador do Núcleo e que esteve em representação da Ordem dos Enfermeiros, participações que comprovam a importância do tema.
Pela ULSSM, participaram também a Enfermeira Diretora, Carla Martins Ribeiro, que elogiou o trabalho do Núcleo de Enfermagem de Saúde Mental e lembrou a importância da escuta ativa “em relação a quem trabalha ao nosso lado”; e o Diretor Clínico para os Cuidados Hospitalares, Rui Tato Marinho, que sublinhou que “é essencial cuidar da saúde das nossas equipas, porque sem elas não temos sistema de saúde”.
O Dia Mundial da Saúde Mental, fundado pela Federação Mundial para a Saúde Mental (World Federation for Mental Health), celebra-se todos os anos no dia 10 de Outubro. A celebração deste dia tem por objetivo a consciencialização da população mundial para questões relacionadas com a saúde mental. O tema escolhido para este ano foi: É hora de priorizar a Saúde Mental no local de trabalho.
“A saúde mental em contexto laboral é de extrema importância, não só pelo seu impacto na produtividade e clima organizacional, mas também nas implicações individuais, tais como a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores, tendo estes fatores efeito direto na satisfação profissional, na produtividade e no desempenho geral dos funcionários”, recordou Andreia Vilaça no início da sessão, que contou ainda com a atuação da tuna e Enfermagem de Lisboa.