App my Santa Maria
Terminou esta semana a 11ª edição do curso de Transporte Neonatal e Pediátrico. Este é um curso levado a cabo pelo Departamento de Pediatria da ULS Santa Maria (ULS SM) em colaboração com o Centro de Formação da ULS SM. Tal como vem sendo hábito este é um curso que atrai médicos e enfermeiros de todo o país – continente e ilhas -, que muito rapidamente esgotou as 35 vagas do curso.

O curso é totalmente ministrado pela equipa TIP da ULS Santa Maria e tem a duração de três dias, marcado por uma componente prática forte, em cenários muito perto da realidade, permite que os formandos possam rentabilizar e melhorar a experiência junto das equipas médicas, de enfermagem e dos técnicos do INEM.

Durante o curso os formandos adquirem competências várias, que vão desde a estabilização e transporte do recém-nascido e crianças em estado grave; perceber os aspetos práticos do funcionamento de uma ambulância e dos seus equipamentos, capacidade de comunicação e trabalho em equipa e discussão de casos clínicos.

“Esta 11ª edição foi mais um colossal sucesso, esgotámos as inscrições muito rapidamente”, o que “certifica o enorme interesse e pertinência deste curso”, destacou Francisco Abecassis, intensivista pediátrico da ULS Santa Maria e Coordenador do Transporte Interhospitalar Pediátrico da região Sul (TIP) e que dirige esta formação.

A opinião dos formandos sobre o curso foi unânime: “Curso muito bem estruturado, prático e dinâmico. Os cenários de simulação estavam muito realistas, o que nos permitiu ter uma experiência muito mais enriquecedora. Esta abordagem neonatal e pediátrica foi uma ótima mais valia, ajudou-nos a estruturar o raciocínio, a prever e antecipar complicações e intercorrências. O ambiente criado ao longo destes três dias foi muito favorável à partilha de saber. Por último, mas não menos importante, o nosso muito obrigado pela experiência e generosidade de toda a equipa formativa”.
