App my Santa Maria
A Casa de Santa Maria, Associação de Apoio a Profissionais do Hospital de Santa Maria, comemorou no dia 23 de outubro o seu 12ºaniversário.
A cerimónia, que decorreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa, contou com a presença de antigos profissionais do HSM, residentes na Casa de Santa Maria, e atuais trabalhadores.
A Sessão, subordinada ao tema “Envelhecimento”, foi presidida por Graciete Dias, Presidente da Casa de Santa Maria, que falou sobre as dificuldades e os desafios de manter um projeto como a Casa de Santa Maria, e a importância de dar continuidade a esta Casa, que “é feita por e para os trabalhadores do Hospital de Santa Maria”.
O tema “Envelhecimento positivo e bem-estar: o futuro”, apresentado por Sibila Marques, Professora do ISCTE, trouxe à discussão temas como o aumento da longevidade, os desafios e consequências desse aumento na qualidade de vida, onde “o grande objetivo é não só dar mais anos à vida, mas também dar mais vidas aos anos que ganhámos”.
Foi abordado também o conceito Idadismo e como combatê-lo. Investir na educação e no contacto entre gerações é fundamental para a promoção do envelhecimento ativo, saudável e positivo.
Rosa Araújo, Presidente da Associação Coração Amarelo, associação que apoia idosos em solidão, e amiga da Casa de Santa Maria, falou da sua experiência no terreno, como Assistente Social, ao longo da sua carreira no Instituto de Segurança Social e na Câmara Municipal de Lisboa, e apresentou o tema “Que Envelhecimento na próxima década”, sublinhando a importância dos dez Mandamentos das Nações Unidas e os seus princípios e direitos fundamentais.
Encerrou a sessão Ana Jorge, Presidente da Assembleia Geral da Casa de Santa Maria, que enalteceu os esforços e o trabalho realizado pela Casa e a importância da sua continuidade.
Este encontrou terminou com um momento musical protagonizado pelo Coro dos Residentes da Casa de Santa Maria.