App my Santa Maria
Tudo começou em Abril deste ano, quando uma apresentação da Diretora do Gabinete de Inovação da ULS Santa Maria, Mafalda Carvalho, numa conferência em Roterdão suscitou o espanto e a curiosidade da assistência: como conseguiu o maior hospital português implementar um projeto de transformação ambiental e energética? Entre os principais interessados no Green Hospital de Santa Maria esteve a Siemens, multinacional especialista em soluções de sustentabilidade.
Meio ano depois, uma comitiva da empresa visitou o Hospital de Santa Maria durante dois dias para conhecer estruturas como o maior parque fotovoltaico da cidade de Lisboa ou a nova central térmica. “Ficámos de facto muito impressionados com o que o hospital alcançou com este projeto”, destacou Martin Kruska, dos Serviços Globais de Consultoria em Sustentabilidade da Siemens, um dos responsáveis da multinacional que reuniu nesta quinta-feira, 31 de Outubro, com o Conselho de Administração da ULSSM.
“A inovação é a primeira prioridade estratégica da instituição, inovação em várias áreas. Inovação no acesso para os doentes, na motivação para os nossos profissionais, na sustentabilidade”, realçou o Presidente da ULSMM, Carlos das Neves Martins, no encontro que marcou um início de caminho para explorar parcerias de valor com responsáveis da casa-mãe e da equipa em Portugal da Siemens.