App my Santa Maria
O Serviço de Anatomia Patológica (SAP) da ULS Santa Maria, tem patente no piso 2 uma exposição alusiva ao trabalho que é realizado em laboratório, e que evidencia a enorme relevância que esta especialidade tem em contexto hospitalar, tanto para os profissionais como para os utentes. O Dia Internacional da Anatomia Patológica assinala-se hoje, 13 de Novembro.

O SAP recebe amostras biológicas de todas as especialidades médicas e cirúrgicas da Instituição, 28, no total. Desde 2017 que participa no Programa Nacional de Rastreio do Cancro do Colo do Útero, e no âmbito da patologia oncológica, tem um papel crucial no diagnóstico preciso da neoplasia: informação necessária ao estadiamento da doença, prognóstico e fatores preditivos de resposta a terapêuticas-alvo.

Carlos das Neves Martins, responsável máximo da instituição, também marcou presença na exposição, tendo aproveitado para parabenizar todos os profissionais pela iniciativa, que 7 dias por semana se empenham e dedicam em prol dos utentes, prestando um serviço altamente diferenciado e de qualidade.

Em 2023, o SAP realizou 30 334 exames histológicos; 15 568 exames citológicos; 51 877 exames para pesquisa de infeção por HPV no âmbito do Rastreio do Cancro do Colo do Útero e 120 autópsias.

Além da atividade laboratorial, o SAP, tem participação ativa em 13 consultas multidisciplinares de decisão terapêutica; recebe internos de Formação Específica; colabora no ensino pré-graduado de Medicina e da Escola Superior de Tecnologias da Saúde, e participa em trabalhos de investigação conjuntamente com outros profissionais do Centro Académico de Medicina de Lisboa.
