App my Santa Maria
“A minha primeira palavra, e falo em nome de todo o conselho de administração, é de enorme gratidão”. Foi desta forma que o Presidente da ULS Santa Maria deu início às primeiras Jornadas de Enfermagem do Bloco de Partos, que na última semana encheu a Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
“Gratos a toda a equipa de enfermagem e a todos os técnicos auxiliares de saúde pelo esforço adicional e pela vossa enorme resiliência neste último ano, especialmente, durante o verão deste ano, que permitiu não só antecipar a abertura da urgência bem como das várias fases de abertura da nova maternidade”, acrescentou Carlos Neves Martins.
A maior e mais diferenciada maternidade do país resulta de um investimento total de 6 milhões de euros. Investimento que “veio reforçar a capacidade de resposta à mulher grávida, ao recém-nascido, acompanhantes e profissionais de saúde, uma aposta estrutural na qualidade, na segurança e na humanização de cuidados ao serviço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do País”, continuou Carlos das Neves Martins.
O reforço do capital humano, de todas as carreiras do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, com particular prioridade à Enfermagem, é outra aposta nesta área, com a abertura a curto prazo de um novo concurso para 25 Enfermeiros Especialistas.

Estas I Jornadas de Enfermagem – Bloco de Partos do Hospital de Santa Maria – Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução da ULS #SantaMaria tiveram como tema “Nascer dentro e além portas” e foram antecedidas por dois cursos pré-jornadas: “Introdução à Ecografia Obstétrica” e “Paragem cardiorrespiratória na grávida – Suporte Básico de vida.

Curso Introdução à Ecografia Obstétrica

Curso Paragem Cardiorrespiratória na Grávida – Suporte Básico de Vida