App my Santa Maria
– Prof. Alberto Galvão-Teles – 2004 a 2006
– Prof.ª Isabel do Carmo – 2006 a 2013
– Prof. Mário Mascarenhas – 2013 a 2016
– Prof.ª Maria João Bugalho – 2016 a 2024
Os antigos diretores de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da ULS Santa Maria, que marcaram o serviço desde a sua fundação, há duas décadas, foram homenageados nesta quarta-feira nos Reecontros com a Endocrinologia. Um exemplo de reconhecimento a quem tanto contribuiu para Santa Maria, sublinhou o Presidente do Conselho de Administração, que anunciou que o papel das figuras de referência na história da instituição será reforçado no próximo ano.
“A ULSSM aposta numa geração de jovens profissionais: temos mais de 1200 jovens em vários momentos de formação no nosso campus. Mas a geração dos profissionais que têm experiência também é muito importante para nós, agora com uma nova missão – transmitir essa experiência e colaborar na formação dos mais jovens”, explicou Carlos das Neves Martins, que destacou a visão que a ULSSM tem para os ‘senadores’ da instituição: serão senior advisors em áreas estratégicas.

“Esse é um novo desafio para 2025, um novo paradigma que conta com este capital de experiência para colaborar nessa transmissão de conhecimento e aconselhamento na avaliação da qualidade na prestação de cuidados, na formação, investigação, ensino e inovação”, detalhou o Presidente da ULS Santa Maria.
Os Encontros com a Endocrinologia foram iniciados em 2017 por iniciativa de Maria João Bugalho e retomados agora também como homenagem a esse legado de discussão científica e multidisciplinar, vincou a atual Diretora do Serviço.
Na abertura dos Reencontrou, que terminam nesta quarta-feira, Ema Nobre conduziu os participantes na viagem pelos últimos 20 anos do Serviço. Porque, como referiria mais tarde Carlos Martins, “quem não tem memória, não tem futuro”.
