App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria recebeu na quinta-feira, 2 de Janeiro, 224 novos Internos – 125 de formação geral e 99 de formação especializada -, um dos maiores contingentes a nível nacional. Além de manter a tradição de fazer do primeiro dia útil do ano um momento de renovação do capital humano médico, a ULSSM e o Centro Académico de Medicina de Lisboa foram ainda anfitriões da sessão nacional de acolhimento aos novos Internos, transmitida para todo o país e que teve as presenças do Presidente do Conselho Nacional do Internato Médico e do Bastonário da Ordem dos Médicos.
Uma cerimónia que contou com mensagens especiais do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que destacaram a importância para o SNS dos seus novos 4200 Médicos Internos.
Uma importância para o sistema de Saúde que traz também uma grande responsabilidade à instituição, destacou o Presidente da ULS Santa Maria. “Uma responsabilidade maior pela formação técnica e crescimento pessoal e profissional enquanto médicos. Uma responsabilidade que nos levará a implementar este ano o programa de doutoramentos do Centro Académico de Medicina de Lisboa, para que seja atrativo e exequível. E a responsabilidade de encontrar tempo protegido para concretizar esse objetivo”, aprofundou Carlos das Neves Martins.
Um projeto que ilustra o conjunto de grandes oportunidades que os Internos encontram no CAML, seja na investigação, no ensino e nos cuidados assistenciais. “Nesta área, encontrarão investimento em tecnologia de ponta e terapêuticas inovadoras, em projetos de inteligência artificial. Farão parte de um green hospital, mas também de uma uma instituição que queremos que seja de bem-estar para os seus profissionais”, acrescentou o Presidente da ULSSM, que desafiou os Internos a serem “irreverentes” nas suas propostas.
Assista aqui à sessão completa de acolhimento aos Internos.