As ministras da Saúde, Ana Paula Martins, e da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, visitaram o Hospital de Santa Maria nesta segunda-feira, 3 de Fevereiro, onde puderam conhecer de perto projetos de vanguarda, no âmbito da Agenda para a Inteligência Artificial, em áreas onde a ULS Santa Maria é pioneira a nível internacional.
A Radioterapia, onde a ULSSM será a primeira utilizar a nova tecnologia flash para tratar doentes, ou a Oftalmologia, em que lidera um programa de rastreio do glaucoma com recurso a inteligência artificial que já atraiu a atenção de parceiros internacionais, são exemplos de “projetos de excelência” já em curso em Santa Maria, referiu Margarida Balseiro Lopes. “Este roteiro pretende dar visibilidade a estes projetos já em curso na Saúde, área com mais projetos de Inteligência artificial, e mostrar as potencialidades para o cidadão, para o SNS e potenciar o acesso, mapeando os que podem ser generalizados a todo o país”.
A criação de um ecossistema de inovação sustentável é um dos principais pilares da visão estratégica da ULS Santa Maria, realçou o Presidente da ULSSM no arranque da reunião de apresentação das soluções inovadoras da instituição. “Um ecossistema que quer atrair e reter talento através da excelência clínica e tecnológica e onde se estabelecem parcerias estratégicas para inovação e desenvolvimento”, reforçou Carlos das Neves Martins.
Conheça os projetos em destaque na visita
- FLASHKNIFE – Tecnologia avançada de radioterapia robotizada que utiliza inteligência artificial e taxas de dose ultrarrápidas para tratar tumores superficiais em apenas 0,1 segundos. Este equipamento reduz significativamente os efeitos secundários e preserva tecidos saudáveis, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A ULS Santa Maria integra um consórcio europeu que testa e valida esta tecnologia inovadora, sendo um dos 4 hospitais universitários parceiros do projeto, reforçando a sua posição como referência em tratamentos oncológicos de precisão. A combinação de robótica e inteligência artificial está a revolucionar a abordagem terapêutica, tornando-a mais eficaz e segura.
- OPTIC (Ophthalmology Prevention and Treatment Integrated Care) – Solução inovadora que utiliza inteligência artificial para a deteção precoce de doenças oftalmológicas como o glaucoma e a retinopatia diabética. Este projeto combina rastreios na comunidade com tecnologia avançada no hospital, proporcionando diagnósticos rápidos, precisos e acessíveis, enquanto otimiza recursos e reduz custos. Este modelo garante uma triagem eficaz, priorizando casos críticos e agilizando o acesso a cuidados mais avançados. Este projeto é pioneiro na integração de IA nos cuidados oftalmológicos, posicionando a ULS Santa Maria como referência em inovação e excelência clínica, beneficiando milhares de doentes e contribuindo para um sistema de saúde mais eficaz e sustentável.
- Microscópio Cirúrgico Adaptado para Otorrinolaringologia -Tecnologia que permite sobrepor imagens detalhadas das estruturas anatómicas em realidade aumentada, facilitando a visualização e execução de procedimentos complexos. Este avanço tecnológico assegura maior segurança para os pacientes e eficiência nos resultados clínicos.