App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria reforçou a rede de combate a incêndios no Hospital de Santa Maria com a construção de uma nova Central de Bombagem e a instalação de cerca de 6 quilómetros de tubagens que abrangem todo o espaço hospitalar. Um investimento de 1,4 milhões de euros, concretizado durante o último trimestre de 2024, que equipa o maior edifício público com as melhores práticas de segurança nesta área.
A Central de Bombagem, localizada junto à Central Térmica de Santa Maria, permite abastecer em contínuo os vários carretéis espalhado pelo edifício. A central está equipada com dois grupos de bombagem, um elétrico e outro a diesel que é completamente autónomo, e nesta zona técnica existem ainda 2 depósitos com aproximadamente 140 m³ de água, exclusivos à rede de combate a incêndios.

Todo o sistema é supervisionado pelo Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) da ULSSM, através de um sistema inovador de Gestão Técnica Centralizada, que permite monitorizar remotamente e em tempo real a funcionalidade dos equipamentos.
“A implementação deste sistema em unidades hospitalares, como o Hospital de Santa Maria, é fundamental para garantir uma resposta imediata e eficiente a incêndios, assegurando a proteção de doentes, profissionais de saúde e infraestruturas críticas”, sublinha o Diretor do SIE, Nuno Jorge. “Em ambientes hospitalares, onde a evacuação pode ser complexa devido à mobilidade limitada de alguns doentes, a existência deste tipo de sistema, pode ser a diferença entre contenção rápida e um evento de grandes proporções”.
