App my Santa Maria
Luís Abegão Pinto, Joana Tavares Ferreira e Quirina Tavares Ferreira, da ULS Santa Maria, foram distinguidos com uma Menção Honrosa atribuída no Prémio Bial de Medicina Clínica. O júri do prémio distinguiu o projeto “Centro de Rastreio e Exame Ocular com Recursos de Inteligência Artificial”, já em funcionamento no Serviço de Oftalmologia da ULSSM
O projeto propõe um modelo inovador de rastreio de doenças oculares, como o glaucoma e a retinopatia diabética, utilizando Inteligência Artificial (IA). Através de uma simples fotografia, o sistema é capaz de identificar sinais precoces de doenças oculares, permitindo encaminhar os doentes para tratamento especializado de forma rápida e eficaz.
O Screening & Eye Examination Centre using AI resources (SEER) será agora implementado num centro piloto no Hospital Pulido Valente e demonstrou uma taxa de eficácia de 90% na deteção de doenças oculares, com um elevado potencial de custo-benefício. A expansão deste modelo a outras regiões do país poderá revolucionar o acesso a cuidados oftalmológicos, especialmente em áreas com menor cobertura médica.
Uma vez que o glaucoma afeta cerca de 200 mil portugueses e é uma das principais causas de cegueira irreversível, este projeto pode reduzir significativamente o risco de perda de visão. Ao permitir diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes, o SEER pretende contribuir para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas e reduzir a pressão sobre os serviços de saúde.
Parabéns pela distinção!

