App my Santa Maria
A nova Unidade de Transplante de Medula Óssea da Unidade Local de Saúde de Santa Maria recebeu nesta terça-feira, 22 de Abril, os seus primeiros doentes, depois de ter sido inaugurada um dia antes. Uma obra que responde aos melhores padrões clínicos e de bem-estar para utentes e profissionais e que será estrutural para o processo de certificação internacional da Unidade.
Isso mesmo foi sublinhado pelo Diretor do Serviço de Hematologia da ULSSM na cerimónia de inauguração da Unidade, que contou com as presenças da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do Conselho de Administração da ULSSM. A Unidade de Transplante de Medula Óssea (UTMO) tem 1050 m2 e capacidade para 12 camas, mais 4 do que a anterior.
João Forjaz Lacerda destacou ainda a colaboração com o Serviço de Imunohemoterapia e com o Departamento de Pediatria, que neste caso em especial permitirá ainda este ano realizar o primeiro transplante pediátrico na área das Imunodeficiências em Santa Maria.
Na mesma linha de reforço da inovação nesta área, o Presidente da ULS Santa Maria adiantou também que haverá um investimento adicional de 7,5 milhões de euros para renovação do internamento e do Hospital de Dia de Hematologia, a juntar aos mais de 4 milhões investidos na nova UTMO.
Carlos das Neves Martins recordou que este é um dos pilares do plano de resposta oncológica apresentado recentemente para o triénio 2024-26.
