App my Santa Maria

Como em anos anteriores, o Serviço de Medicina Intensiva do ULS Santa Maria organiza, em Junho de 2025, a 6.ª edição do “Curso Avançado de Medicina Intensiva”. Trata-se de um curso com componente presencial prática, com modelos de simulação, e com componente teórica em formato B-learning, dirigido a internos de formação específica de medicina intensiva, anestesia ou medicina interna e a outros profissionais de saúde com contacto com doente crítico. Com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.
Presencialmente (Ordem dos Médicos, Lisboa) e em formato B-learning.
23 e 24 de Junho de 2025.
Espera-se que no final do curso os formandos estejam capacitados a:
a) reconhecer a patologia crítica mais frequente, nomeadamente choque; ARDS; lesão renal aguda, síndrome de disfunção multi-orgânica; disfunção neurológica aguda;
b) aplicar estratégias terapêuticas iniciais para as síndromes mais relevantes em Medicina Intensiva;
c) aplicar conceitos de fisiopatologia na personalização do tratamento inerente às condições mais prevalentes em medicina intensiva;
d) compreender o funcionamento do suporte vital utilizado no tratamento de doente critico;
e) discutir a relevância das complicações do internamento em UCI e do follow-up pós internamento em UCI.
Mistura palestras teóricas acessíveis previamente ao componente prático e sessões práticas presenciais baseadas em vinhetas clínicas com recurso a simuladores, nomeadamente com simulação de circuito de circulação extracorporal, técnica de substituição renal, ventilação mecânica invasiva ou monitorização hemodinâmica.
O curso tem um custo de €240 (€220, para sócio da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos). Inclui a participação no curso, bibliografia e refeições no restaurante Páteo Velho na Ordem dos Médicos.
Link para inscrição
O curso tem avaliação final, que será disponibilizado em formato on-line para realizar após a frequência do curso.
Em caso de dúvidas, por favor contacte cursoavancadomedicinaintensiva@gmail.com