Não se ouviu o toque de entrada, nem houve correria nos corredores. A sala de aulas foi o quarto da enfermaria e as camas serviram de secretárias, mas quem chegasse ao internamento do Hospital de Dia de Pediatria, na manhã de 24 de junho, reconhecia as risadas típicas dos alunos no recreio.
A Escola da ULS Santa Maria funciona todos os dias úteis da semana como todas as outras escolas do país. Mas nesse dia houve festa. Último dia de aulas para o Gabriel e para o Duarte. Jogos, filmes, canções e a entrega dos certificados de participação e dos resultados de ‘excelência’ alcançados.
“O T é de tira um feijão. O D é de deixa e fica igual. O P é de põe e o jogador coloca mais um feijão no meio. O R é de rapa e o jogador rapa o jogo todo”. Foi manhã de sorte para o Duarte que exibiu com orgulho o seu diploma, elaborado pela professora e atribuído após jogar ao ‘Rapa, Tira, Deixa, Põe’: “Ganhei, ganhei… Mãe, ganhei”.
De seguida, o jogo da corrida de carros. O Gabriel, que tem sete anos e passa agora para o 2º ano, leu as instruções de forma exemplar. Com uma vivacidade que lhe é característica mostrou também como é apaixonado por música. “Esta semana vou cantar na festa de fim de ano da minha outra escola, por isso tenho que ensaiar uma canção”.
Estes meninos foram acompanhados no hospital durante todo o ano, sempre que se deslocaram para realizar tratamentos. Muitas vezes, os conteúdos e as tarefas a lecionar foram enviadas pelos professores e quando isso não aconteceu, “também nós temos autonomia para criar tarefas que vão de encontro aos seus interesses, motivações, necessidades ou dificuldades”.
As duas Professoras colocadas pelo Ministério da Educação na ULSSM, Diana Pita Guerreiro e Sara Costa, deram apoio escolar a 64 alunos este ano letivo: 35 alunos do 1.º ciclo, 5 do 2.º ciclo, 16 do 3.º ciclo e 8 do secundário.
O tempo em que frequentaram as aulas dependeu do internamento de cada aluno, acabando por frequentar mais tempo letivo os alunos cuja ausência escolar é maior. “Temos alunos que acompanhámos durante todo o ano letivo e outros que estiveram connosco uma semana, um mês ou mesmo mais de três meses”.
Testes e avaliações asseguradas
Os testes de avaliação são enviados pelos professores das escolas de origem e realizados pelos alunos na presença destas profissionais. “Posteriormente, reenviamos para que sejam classificados e validados com os mesmos critérios da restante turma”.
Este ano letivo, não houve alunos a realizar os exames nacionais, como já aconteceu em anos anteriores. Nesses casos, todo o processo é agilizado a partir do hospital.
Mas nem sempre o objetivo é passar de ano. Há casos em que o que se pretende é preparar os meninos para a vida. “Saber as divisões da casa, os locais onde estão os utensílios, entre outros ensinamentos preciosos para quem deles dependerá”.
O Társio, o Henrique e a Alice, por exemplo, foram acompanhados durante dois períodos escolares, no primeiro caso, ou num período escolar, nos outros dois. Quando os alunos estão privados das suas rotinas diárias e em isolamento, a afetividade e o humanismo assumem enorme preponderância.
Com o ano a terminar, novos alunos podem surgir. “Sempre que nos indicam um aluno, damos a conhecer aos pais a possibilidade de serem acompanhados por nós”.
Só os doentes crónicos, acompanhados em hospital de dia ou na unidade de hemodiálise são alunos previstos para o ano seguinte. “É, sem dúvida, um trabalho de muita imprevisibilidade e que nos obriga a uma atualização permanente para os diferentes anos e conteúdos das diversas disciplinas, á medida que vão aparecendo”.
Humanização e reconhecimento
As professoras sentem-se orgulhosas pelo trabalho desenvolvido e fazem-no com muito entusiasmo. “Congratulamo-nos com os sorrisos e os abraços dos alunos, com o reconhecimento dos pais que ficam mais tranquilos com o apoio escolar assegurado. Aprendemos a dar importância ao que realmente tem valor”, sublinha a professora Diana.
Também Sara Costa se sente reconfortada por ajudar a ultrapassar as dificuldades recorrentes das ausências à escola. “A mais-valia do nosso trabalho é, sem dúvida, perceber que ajudámos estes jovens a manter o que sempre foram antes de serem ou estarem doentes… continuar a ser alunos e a manterem-se focados na concretização dos objetivos e sonhos”.
Para os pais, a palavra gratidão sobressai quando se fala deste serviço proporcionado pelo local onde os filhos recebem os cuidados de saúde necessários. Que o diga Hélder Moreira: “O meu filho encontrou na professora Diana uma aliada fundamental para o seu desenvolvimento”.
E não se trata apenas de conteúdos escolares, as professoras e educadoras também não descuram outras atividades. Por isso, para o pai Hélder “o processo torna-se leve, divertido e motivador. A simpatia e disponibilidade da professora fazem com que o Gabriel sinta que as suas dificuldades são realmente compreendidas e respeitadas”.
A aposta da ULSSM no projeto escola não se resume a mais um serviço prestado e personalizado, vai ao encontro de um objetivo mais amplo de humanização do Departamento de Pediatria de Santa Maria e de estar presente noutras dimensões da vida do utente. As professoras asseguram a continuidade da educação destas crianças e jovens, mas sobretudo contribuem para algo de maior valor: a melhoria do seu bem-estar emocional e dos próprios pais.
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