App my Santa Maria
Decorre de 29 de junho a 5 de julho de 2025 a semana mundial da alergia, com o patrocínio da Organização Mundial de Alergia (WAO – World Allergy Organization) e sob o tema “Anafilaxia, uma ameaça que se pode prevenir”.
A anafilaxia é uma reação alérgica que afeta crianças adolescentes e adultos de qualquer idade e que pode ser grave, ameaçadora de vida e, em alguns casos, fatal. A sua incidência está a aumentar em todo o mundo e também em Portugal.
O Serviço de Imunoalergologia da ULS Santa Maria tem ampla experiência no acompanhamento e gestão clínico-terapêutica de crianças e adultos com reações alérgicas graves de anafilaxia, causadas por medicamentos, alimentos, picadas de insetos ou por estímulos físicos como o frio ou o exercício, tendo estado envolvido em múltiplas ações de formação sobre anafilaxia, tanto para generalistas como para especialistas e em colaborações com associações de doentes com anafilaxia.
Os 3 pontos fundamentais na gestão de doentes com reações anafiláticas são:
1) Reconhecer precocemente os sintomas e identificar que se trata de uma anafilaxia, a fim de instituir precocemente o tratamento. É fundamental aumentar o awareness nos Serviços de Urgência para esta situação e para o seu tratamento mais adequado.
2) A administração precoce da adrenalina (auto-injetor) pode salvar a vida e aumenta a probabilidade de uma recuperação rápida e completa. É fundamental aumentar o awareness sobre o uso dos auto-injetores (como e quando usar)
3) A investigação das pessoas com anafilaxia em consultas de Imunoalergologia é essencial para se tentar identificar os desencadeantes e efetuar prevenção adequada com medidas de evicção e, em certos casos, com vacinas antialérgicas. É fundamental aumentar o awareness sobre as possibilidades da prevenção destas situações. O Serviço de Imunoalergologia da ULS Santa Maria é o maior serviço de Imunoalergologia do SNS e tem o maior número de doentes em terapêutica preventiva com vacinas com veneno de abelhas e/ou vespas, terapêutica que é extremamente eficaz na prevenção de novas reações anafiláticas graves após picadas acidentais e que, portanto, é absolutamente life-saving para estes doentes.
O Serviço de Imunoalergologia da ULS Santa Maria e os seus médicos colaboraram estreitamente com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e com a Associação de Doentes Missão Arco-Íris para se obter a gratuitidade dos auto-injetores de adrenalina, objetivo que foi conseguido em outubro de 2020, quando era Presidente da SPAIC o Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira, atual Diretor do Serviço de Imunoalergologia da ULS Santa Maria.