App my Santa Maria
A nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais da ULS Santa Maria deverá estar concluída até final do ano, o que permitirá passar das atuais 18 vagas para um total de 28 vagas de Neonatologia – 10 de Cuidados Intensivos e 18 de Intermédios.

A Ministra da saúde deslocou-se nesta quarta-feira, 16 de Julho, ao Hospital de Santa Maria, onde testemunhou no terreno o bom andamento deste projeto estratégico para a ULSSM e para o SNS. Acompanhada pelo Conselho de Administração, Ana Paula Martins teve ainda oportunidade de visitar a Maternidade Luís Mendes da Graça e contactar com as equipas dos Departamentos de Pediatria e de Obstetrícia/Ginecologia.
Durante a visita, o Diretor do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução da ULSSM, Diogo Ayres de Campos, deu nota sobre o funcionamento do novo Bloco de Partos de Santa Maria e do investimento realizado no reforço do quadro de profissionais do Serviço nos últimos meses, que já permitiu contratar 14 especialistas. Já o Diretor do Serviço de Neonatologia, André Graça, elencou as mais-valias do projeto em curso, que permitirá aumentar a resposta e o conforto para as famílias e equipas numa especialidade onde a ULSSM é já é um centro altamente diferenciado.
O Presidente da ULSSM concluiu a visita com um agradecimento à Ministra da Saúde “pelo apoio que sempre demonstrou à instituição e à sua área Materno-Infantil”. Carlos das Neves Martins detalhou ainda o plano de investimentos da ULSSM, desde projetos em planeamento, em concurso, até obras em execução.

A nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais no piso 7 do Hospital de Santa Maria terá capacidade para 10 incubadoras e uma área total de 340 m2, num investimento de cerca de 800 mil euros. A Unidade atual será reformulada para resposta de Cuidados Intermédios, com 18 vagas.