App my Santa Maria
“Selecionar o acesso vascular certo, para o doente certo, na altura certa”. Este foi o objetivo do Curso de Acessos Vasculares Ecoguiados em Pediatria, uma formação com grande procura interna e externa, coordenada pela equipa da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIPed), em colaboração com o Centro de Formação da ULSSM, e que teve lugar nesta terça-feira, 15 de julho, no Hospital de Santa Maria.
Mais de duas dezenas de médicos e enfermeiros a exercer funções nas áreas de Pediatria, Neonatologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesiologia, metade dos quais externos à ULSSM, participaram nesta terceira edição do curso.
“Esta formação foca-se em acessos vasculares ecoguiados, incluindo acessos vasculares periféricos, midlines, cateteres venosos centrais de inserção periférica (PICC) e cateteres venosos centrais, incluindo ensino sobre as suas indicações, colocação, cuidados de manutenção e troubleshoting de problemas. Alguns destes acessos continuam pouco difundidos dentro da pediatria e neonatologia. Contudo, podem representar uma melhoria significativa na qualidade assistencial dos cuidados oferecidos aos nossos doentes, redução do stress e trauma associado a múltiplas tentativas de obtenção de acesso vascular e melhoria da seleção de doentes com indicação para colocação de acessos de média a longa duração precocemente, preservando o seu capital vascular”, salienta Mariana Miranda, Assistente Hospitalar na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIPed).
Além da parte teórica, o curso apresentou uma forte vertente prática, incluído bancas de treino de ecografia vascular em modelo humano, colocação destes vários cateteres em fantomas e simulação de cuidados de manutenção.
Leonor Boto, Assistente Graduada, e o enfermeiro especialista Rui Guerra, ambos também da UCIPed, completam a coordenação do curso, que contou com a participação do intensivista pediátrico e Diretor do Serviço de Pediatria Médica, Prof. Francisco Abecassis. Este curso contou ainda o essencial apoio da Associação para as crianças de Santa Maria, que permitiu a aquisição de dois modelos alta-fidelidade.