App my Santa Maria
No dia 20 de julho comemora-se o “Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação”, assinalando um marco histórico na Medicina portuguesa: a realização, em 1969, do primeiro transplante de órgãos no País, um transplante renal com rim de dador vivo. A atividade de transplantação representa um dos maiores avanços da Medicina do século XX, permitindo salvar muitas vidas, ou melhorar a qualidade de vida de muitos doentes com falência de órgãos.
Portugal destaca-se no panorama internacional ocupando, em 2024, a 3ª posição nos países com maior taxa de doação de órgãos por milhão de habitantes. Destaca-se também pelos excelentes resultados no que se refere à sobrevivência dos doentes e dos órgãos após a transplantação.
A ULSSM desempenha um papel fulcral no Programa Nacional de Doação e Transplantação: possui um dos 5 Gabinetes Coordenadores de Colheita e Transplantação (GCCT) do País, responsável pela coordenação da atividade de 13 hospitais na sua rede de referência, onde as equipas do HSMaria (Cirurgiões, Enfermeiros e Anestesiologistas) se deslocam para a colheita de órgãos; possui uma das 8 Unidades de Transplantação Renal de Adultos e uma das 2 Unidades de Transplantação Renal Pediátricas nacionais, sendo Centro de Referência na Transplantação Renal. Tem atividade de Transplantação de Córneas e Programa de Transplante de Medula Óssea/Progenitores Hematopoiéticos. É ainda Centro de Referência de ECMO o que permite ser, um dos 4 hospitais nacionais com Programa de Doação em Paragem Circulatória não Controlada, assumindo-se como a instituição com maior número de dadores, desta tipologia, em 2024.
A Doação e Transplantação constituem processos complexos não programados, muitas vezes sucessivos, que exigem resposta rápida e alinhada, de forma a maximizar o êxito do transplante. O GCCT da ULSSM conta com o apoio de uma Equipa de Colheita Multiorgânica e de Transplantação Renal constituída por profissionais dedicados, de excelência, com formação específica nestas atividades, composta por Cirurgiões, Anestesiologistas, Enfermeiros e Técnicos Auxiliares de Saúde.
Na semana em que se assinala o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, a ULS Santa Maria destaca e enaltece a imprescindível colaboração dos múltiplos serviços e equipas multidisciplinares envolvidos, nas várias etapas, desde a referenciação, estudo e manutenção de dadores (Unidades de Cuidados Intensivos de Adultos e Pediatria, Coordenação Hospitalar de Doação, Serviço de Urgência Central, SMI, Equipa de ECMO, Unidades de Internamento, Imagiologia, Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Doppler Transcraniano); passando pela atividade cirúrgica de Colheita e Transplantação (Blocos Operatórios Central e Periféricos, Cirurgiões, Enfermeiros e Anestesiologistas, Técnicos Auxiliares de Saúde, Oftalmologistas, Perfusionistas, de acordo com a tipologia de dadores); pelo transporte das Equipas de Colheita e distribuição dos Órgãos/Tecidos (Unid. de Transporte de Doentes, GNR, INEM, Força Aérea); pelo acompanhamento dos recetores (Unidades de Transplantação, Hematologia, Imunohemoterapia, Nefrologia de Adultos e Pediátrica, Oftalmologia, Consulta externa), pelo acompanhamento final de dadores e famílias (Casa Mortuária) e por todo o suporte Técnico, Logístico e Farmacêutico necessário.
A atividade de Colheita e Transplantação de órgãos na ULSSM é um exemplo de sucesso institucional de Trabalho de Equipa!
Um profundo reconhecimento e agradecimento a todos os dadores e famílias e às múltiplas equipas multidisciplinares da ULSSM envolvidas nestes processos, cujo contributo permitiu a transformação da vida de vários doentes em lista de espera para transplante.
Obrigado por cumprirem esta missão todos os dias!