App my Santa Maria
A ULS Santa Maria disponibiliza aos seus utentes uma técnica inovadora para deteção de cancro do pulmão. Iniciada há cerca de um ano, a navegação eletromagnética broncoscópica permite aceder de forma não invasiva a zonas onde seria muito difícil, ou mesmo impossível, chegar sem recurso a cirurgia. O procedimento mais recente foi realizado a uma utente da ULSSM nesta quinta-feira, 31 de Julho, na Unidade de Pneumologia de Intervenção, na véspera do dia Mundial do Cancro do Pulmão, data que alerta para a necessidade de atuar precocemente na deteção de novos casos.
A aposta na inovação nesta área é um dos caminhos que o Serviço de Pneumologia da ULSSM quer reforçar. “Vamos ter mais pessoas em formação para que possamos dar resposta às necessidades dos cuidados nesta área”, adianta Paula Monteiro, especialista da Unidade de Pneumologia de Intervenção da ULS Santa Maria
A navegação eletromagnética broncoscópica é um exame efetuado sob anestesia geral, com a introdução de uma sonda através da boca do doente, que permite aceder a nódulos mais pequenos e periféricos. Isto porque antes do procedimento, é realizada uma tomografia computadorizada (TC), cuja informação é depois cruzada com a da broncoscopia permitindo chegar aos nódulos a serem examinados por navegação.
O sucesso desta técnica implica o trabalho de equipas multidisciplinares, constituídas por pneumologistas, broncooncologistas, anestesistas, enfermeiros, além de todo o procedimento administrativo e formação especializada.
“Pretende-se abordar um maior número de nódulos e casos suspeitos para que possamos ter cancros do pulmão diagnosticados precocemente e dar uma maior esperança de vida aos doentes”, destaca João Cardoso, Pneumologista da ULSSM.
