App my Santa Maria
O Centro de Referência para Epilepsias Refratárias (CRER) da ULS Santa Maria participou de forma ativa no 36.º International Epilepsy Congress, o maior encontro científico mundial na área da epilepsia, que se realizou no início de Setembro em Lisboa. O CRER apresentou trabalhos de investigação da sua equipa, bem como participou na organização e moderação de cursos de formação e de várias sessões científicas.
Entre os destaques esteve a apresentação de Carla Bentes, coordenadora do Centro de Referência da ULSSM e membro da comissão científica do congresso, dos resultados do primeiro estudo epidemiológico de base populacional sobre a prevalência da epilepsia em Portugal continental, Açores e Madeira, envolvendo adultos e crianças. Um trabalho que mereceu amplo destaque nos órgãos de comunicação generalistas.

Este trabalho, do qual Carla Bentes é primeira autora, foi promovido pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, estimou a existência de 9,76 casos de epilepsia por cada 1.000 habitantes, valor mais do dobro do registado há cerca de 30 anos num estudo efetuado apenas na região Norte do país.
Esta atualização epidemiológica coloca Portugal em linha com os valores internacionais e tem grande relevância para o planeamento em saúde, contribuindo para melhorar o seguimento clínico, reforçar a sensibilização e promover a qualidade de vida das Pessoas com epilepsia.
A ULS Santa Maria felicita o CRER pela sua participação ativa e pelo reconhecimento alcançado neste congresso internacional.