App my Santa Maria
O Núcleo de Enfermagem de Psiquiatria assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental na ULS Santa Maria com iniciativas que pretendem alertar para a importância do tema e do peso que as ações de bem-estar têm na qualidade de vida das pessoas.
“Todos temos que nos consciencializar de que temos que cuidar da nossa saúde mental para podermos ajudar a cuidar da dos outros. Acreditamos que é na prevenção que temos que apostar, pelo que é importante investir nesta área, de forma a podermos ajudar-nos a nós próprios para podermos prestar o melhor cuidado aos doentes”.
A Enfermeira Diretora da ULSSM, Carla Ribeiro, esteve presente na sessão de abertura no Hospital de Santa Maria, onde decorreram algumas das iniciativas, e na sessão de encerramento no Hospital Pulido Valente, onde se promoveram também diversas atividades para marcar a efeméride.
Nos dois hospitais foi preenchido um mural em forma de cérebro, sob o mote “Colorir a mente”, em que os participantes eram convidados a escrever numa peça em forma de puzzle uma ação que lhes faz sentido para ajudar a promover a saúde mental e o bem-estar. Sessões de relaxamento e de terapia do riso, também integraram as iniciativas, do HSM e do HPV, respetivamente.
Ao longo do mês, decorrerão ainda outras iniciativas, abertas à participação de todos. Destaque para as tertúlias “(Re)pensar a Mente: Três conversas, três caminhos”. Dia 14 de outubro, o tema incide sobre “Prevenção do Suicídio”, dia 23 sobre “Doenças do comportamento alimentar” e dia 30 de outubro “Reabilitação de pessoa com doença mental grave”.