App my Santa Maria
O Serviço de Dietética e Nutrição da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) realizou nesta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, o Simpósio “Nutrição em Rede: Clínica, Alimentação Coletiva e Saúde Pública para um Sistema Alimentar Integrado“. Inserido nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou a 16 de Outubro, este evento de caráter formativo e reflexivo reuniu cerca de duas centenas de profissionais, investigadores e estudantes na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para debater a intervenção nutricional informada, eficaz, sustentável e ética.
Na sessão de abertura, o Presidente do Conselho de Administração da ULSSM, Carlos das Neves Martins, destacou a importância da Nutrição como um ato de Humanização dos Cuidados e um meio de ligação essencial do Hospital à Comunidade, deixando um desafio para o futuro daquele que é o maior serviço do país nesta área.
“Queremos que o Serviço de Dietética e Nutrição reflita num plano para o triénio 2026/2028, em linha com a Visão e Estratégia da própria instituição, que reforce o seu carácter transversal dentro de toda a ULS, mas também de aprofundamento da proximidade ao cidadão. Essa ligação à comunidade é essencial para a ULSSM”, destacou Carlos das neves Martins, que defendeu o investimento em processos inovadores e em equipas multidisciplinares.
Da parte do Conselho de Administração, o Presidente da ULSSM sublinhou o compromisso de dar prioridade a esta área, em linha com o reforço de capital humano que tem sido realizado ao longo de todo o mandato.
Só no último ano, o Serviço de Dietética e Nutrição (SDN) teve o seu quadro de pessoal reforçado com 10 nutricionistas em simultâneo, a maior contratação na sua história. Ao todo, o Serviço dirigido por Patrícia Almeida Nunes é composto por cerca de 50 profissionais, 40 dos quais nutricionistas.
O SDN desempenha um importante papel de formação e na assistência aos doentes em várias unidades da ULSSM: Desde os internamentos e urgência hospitalar, até às consultas e projetos de promoção da saúde nos centros de saúde, num apoio diário, 365 dias por ano. As suas equipas são responsáveis, por exemplo, pela monitorização das cerca de seis mil refeições diárias nos hospitais da ULSSM e realizam 16 mil consultas por ano, 5 mil das quais são primeiras consultas.