App my Santa Maria
O Dia Mundial da Prematuridade, assinalado a 17 de novembro – este ano sob o tema “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes” – , foi criado pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn Infants para sensibilizar a Sociedade sobre os desafios e a importância dos cuidados aos bebés que nascem antes das 37 semanas de gestação.
Hoje celebra-se, assim, a força e a resiliência dos bebés prematuros e das suas famílias — pequenos grandes lutadores que nos inspiram todos os dias.
O símbolo das 10 meias, uma delas roxa, recorda-nos que um em cada 10 bebés nasce prematuro. Enquanto as meias simbolizam o calor e o cuidado que estes bebés necessitam, a cor roxa representa sensibilidade e singularidade.
Saliente-se que em Portugal, cerca de 8% dos bebés nascem prematuros. No ano 2024, 43% dos recém-nascidos internados na Neonatologia da ULS Santa Maria nasceram prematuros.
Reconhecendo cada bebé como um ser único, a Neonatologia adota uma filosofia de cuidados centrados no bebé e na família, promovendo práticas como os cuidados centrados no desenvolvimento, o método canguru, a amamentação, o banho enrolado e o toque positivo. Nesta unidade, cada bebé é acolhido com dedicação, compromisso e excelência — porque o cuidar vai muito além da incubadora. Acompanha-se cada passo: do internamento às consultas de seguimento e ao contacto pós-alta, garantindo uma transição segura para casa.
Com as obras de expansão da Neonatologia quase concluídas, a ULSSM reforça a sua capacidade de resposta de diferenciação nível III, reafirmando o compromisso com o futuro dos bebés e da Sociedade.